quinta-feira, 10 de maio de 2018

Segundo Projeto de 2018 - Sacola Ballet

Conforme eu estava fazendo este projeto já pensava em escrever. Mas entre finalizar e entregar o tempo passou tão rápido que esqueci de fotografar. Só consegui salvar uma imagem representativa que ainda está embaçada. Perdão...
No ano passado, comecei a fazer sacolas de craft enfeitadas nos eventos. Este ano precisava atender o tema ballet. Procurei alguns materiais que fossem quase prontos, mas não achei nada. Também não achei a sacola na cor cru, então comprei brancas que eram as mais delicadas dentre as opções da loja.
Depois de descartar várias opções com adesivos e apliques, fui atrás do cortador de bailarina e de papel de scrap estampado. Não havia muito tempo para testes e contas. Com o cortador de bailarina, usei o papel liso rosa. Poderia usar outros padrões e cores, principalmente o azul que também  aparecia nas estampas. Optei pelo mais trivial. Não tinha uma ideia exata de como iria combinar as duas informações, mas a bailarina do cortador eu usaria para preencher o espaço que ficasse vazio só com os desenhos.
Também optei por enfeitar apenas uma face das sacolas. Poderia ter feito em toda ela.
E do papel estampado, eu comprei só 3. Recortei os desenhos que pretendia usar (guardei umas flores para usar em outra decoração) e separei em grupos para estampar as 30 sacolas. Nenhuma ficou igual apesar de usar desenhos se não iguais, semelhantes. Eu queria que não ficassem iguais, mas não sabia como combinar os desenhos nas sacolas. Nesse momento fui testando os conjuntos variando os tamanhos, os desenhos e as cores para a distribuição ficar proporcional entre desenho e espaço vazio.
Ao invés de usar um cartão de agradecimento no fecho, escrevi na própria sacola já que teria pouco desenho, o que ajudou um pouco a preencher. O fitilho rosa eu já tinha em casa. Só fiz o furo e dei o laço.
E as bailarinas pequenas, ao invés de usar para preencher como se fosse o fundo da estampa da sacola, coloquei apenas duas. Ficou bem discreto. Estava preocupada das figuras se soltarem, mas apesar de ter usado cola branca, nenhuma soltou. Também não enrugou porque usei pouca cola e espalhei bem. Sobrou papel rosa liso, sobrou bailarina cortada e sobraram flores que eu preferi não usar.
Deu um pouco de trabalho mas foi um projeto rápido e simples. Estou com outros projetos encaminhados que espero conseguir pegar para fazer em breve.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Item 90: Ler todos os disponíveis da Agatha Christie

Eu comecei a ler Agatha Christie, pela ordem, depois que vi no finado Happybatatinha. Mas como a minha filha chama Ágata, queria explorar mais as obras da Agatha Christie para dar uma referência a ela. Eu havia lido apenas A Testemunha Ocular do Crime, mas tinha muitas indicações. Conforme fui procurando os títulos, descobri que muitos têm mais de um título, a Agatha expandiu conto e republicou na forma de romance e também adaptou peças de teatro de seus contos. O que quis dizer é que nesta empreitada, li algumas histórias duas ou três vezes com pequenas variações ou não e sob títulos diferentes.
Apesar de ter o item por concluído, estou deixando alguns títulos para trás porque não achei edições brasileiras ou em língua portuguesa. Provavelmente o que eu não li não é completamente inédito. Tem uma lista que eu encontrei no Amazon para kindle com todas as obras da Agatha Christie, na ordem de publicação, associadas por personagens. Como são muitas as coletâneas de contos, inclusive lista os contos que estão em cada edição. Mas é um arquivo em inglês, e aqui volto a ter a dificuldade com os nomes que usaram para batizar as obras em português que variam muito entre editoras. No fim eu segui um pouco de uma lista, um pouco de outra, a lista do wikipedia e montei a minha própria lista.
Eu já havia lido A Testemunha Ocular do Crime em 2006, mas comecei a me dedicar a ler todos da Agatha a partir de 2010, com o Misterioso Caso de Styles. Depois, só em 2014 voltei a ler O Inimigo Secreto e então fui tentando ler pelo menos 1 por mês. Demorei um pouco para engrenar, lia 3 em um mês e depois demorava 3 meses para ler 1. Em 2014 li 9 livros da Agatha, em 2015 foram 27, em 2016 foram 20, em 2017 foram 26 e, então finalmente, em 2018 foram mais 16 para limpar a minha lista. O último volume não é de autoria da Agatha, foi Os Diários Secretos da Agatha Christie. E este livro faz uma "análise" de toda a obra da autora e sua leitura só faz sentido para quem de fato já leu toda a obra da autora. Mas esta leitura não foi difícil. O conjunto das obras da autora é enriquecedor.
Não foi fácil. Alguns livros enrosquei e não conseguia sair do lugar. Mas posso dizer que conheço um tanto razoável das obras da Agatha. Alguns livros são geniais e outros parecem ser mais do mesmo, mas não existe um padrão muito claro de enredo, tanto que eu dificilmente acertava o autor dos crimes. Confesso que os que eu mais gostei acabaram sendo os livros biográficos dela: Desenterrando o Passado e Autobiografia. Foram leituras que eu não queria parar.
Estou dando por concluído em 8 de maio que é a data que terminei de ler Os Diários Secretos de Agatha Christie. Ainda tenho a lista dos volumes que faltaram, mas já não espero ler. Se quiser conhecer outras pessoas que se aventuraram a ler toda a bibliografia da Agatha veja o blog da Tábata.
Também ressalvo que poderia ter terminado dentro do período do projeto, mas acabei não conseguindo focar em todas as leituras que pretendia. Apesar de ter terminado um item da lista com bastante atraso, ainda tenho outras metas de leituras pendentes.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Roupas para Grávidas e Roupas para Amamentação

Cada pessoa tem a sua visão pessoal sobre estes tipos de objetos. Como a gravidez dura 9 meses e a maioria das mulheres consegue usar as suas roupas pelo menos até os 5 meses as roupas de grávidas tem um uso programado para até 4 meses. É claro que tem mulheres que não precisam de nada novo e outras já perdem tudo no segundo mês. Eu diria que este período é uma referência. Então é complicado planejar e comprar roupas para serem usadas por 4 meses. Não pode ser tão pouco já que você provavelmente não vai ter outras opções. Então geralmente as mulheres enjoam das roupas que usam repetidamente durante a gravidez e precisam se livrar delas o mais rápido possível. Mesmo roupas que já eram suas, quando se usa tanto em tão pouco tempo não dá nem vontade de ver em outra pessoa a mesma peça.
Como já passei desta fase, entrei num dilema para estas roupas e não sabia bem o que fazer. Em minhas duas gestações, consegui várias peças emprestadas e pouco precisei comprar. Essas peças que peguei emprestado eu devolvi para os donos. Acho melhor assim. Mas esta facilidade de não ter apego a este tipo de roupa é justamente por que usei em um corpo que eu não reconhecia como meu. São tantas alterações e o foco passa a ser tanto a criança que a mãe é o mero envólucro que carrega o tão precioso bebê. Aquele corpo deixa de ter o significado individual que representa a pessoa que você é. Psicologicamente falando ainda tem um monte de explicações, mas para leigos acho que isso está bom.
Algumas mulheres são grandemente fascinadas com o estado gestacional e logo começam a pensar nos modelitos de grávida, as camisetas com as mensagens divertidas como parte da preparação para o bebê que vem vindo. Mas eu nunca me empolguei. Muita gente diz que dá pra comprar roupa tamanho maior e ir usando, mas para mim, só funcionou com o sutiã.
Então para não dizer que eu não comprei nada, comprei duas calças e uma bermuda para grávidas. Procurei os produtos de lojas de departamentos porque as peças são um pouco mais baratas que as das lojas especializadas. Em compensação são poucas unidades e poucos modelos. E para peças básicas eu recomendo. Tanto que não cheguei a enjoar das peças mesmo depois da gravidez e guardei para uso futuro. Já as blusas, prolonguei ao máximo usar as minhas peças para ter mais opções antes de enjoar e não precisar usar sempre o mesmo. Atualmente é fácil encontrar roupas mais largas e blusas do tipo bata. Como eu continuei com barriga depois do nascimento da mais velha, a maior parte das minhas blusas já eram um modelo larguinho então consegui variar bastante. É claro que algumas destas blusas eu me cansei a ponto de não conseguir mais olhar para elas. E coloquei tudo para doação. Não teve jeito.
Mas sobre essa ideia de sacrificar algumas roupas durante a gravidez para descartar depois foi o que eu fiz com os sapatos. Por mais que o pé não inche e continue do mesmo tamanho e formato, a pisada muda, assim como o peso que ele carrega. E eu não consigo usar depois.
Sobre roupa de amamentação eu preciso fazer um parêntesis. Eu nunca gostei da ideia de usar uma roupa que gritasse: eu estou amamentando e vou fazer isso na sua frente. E é mais ou menos essa imagem que muitas delas passam. É um dilema complicado já que as suas roupas ainda não cabem, as roupas de grávida já não caem tão bem com a barriga menor... O que fazer? De novo, eu separei algumas peças mais versáteis. Em casa uso calças com camisetas largas que são mais confortáveis. Para sair, procuro opções de roupas mais discretas. E só amamento quando não tenho outra opção. Mas daí, prefiro usar as roupas adaptadas para amamentação. Na primeira gestação eu só usei o sutiã, e mesmo assim, não gostei. Nesta segunda gestação, consegui algumas peças emprestadas. Apesar de muitos falarem que era bobagem, só para gastar dinheiro. A verdade é que a amamentação dura pelo menos 6 meses e já é mais do que as roupas de grávidas.
Então achei que pelo menos umas 3 peças para usar para sair, não é em vão. É claro que quem tem um bebê recém nascido não precisa inventar de sair, mas depois de alguns meses, mesmo que tenha alguém para ajudar, algumas coisas só a mãe pode fazer. E você vai ter que sair e estar preparada para amamentar. Esse tipo de roupa não é tão fácil de achar em lojas de departamentos, neste caso, são mais as roupas adaptadas que você vai poder usar. Principalmente aquelas transpassadas ou que abrem alguns botões na frente. Mas descobri que as peças com recortes específicos são mais confortáveis e você não precisa se preocupar se a fraldinha está cobrindo, se não está muito no rosto do bebê ou se abriu e esqueceu de fechar, ainda mais quando a criança começa a se jogar.

sábado, 5 de maio de 2018

Terminados em Abril

Desta forma tem sido mais fácil escrever. Não foi um mês tão bom como eu gostaria, mas alguns produtos se foram.

Produtos Terminados:
Esperava ter terminado no mês passado mas finalmente acabei o hidratante de flores brancas. Estava empelotado no final, então coloquei água para dissolver e rendeu um pouco mais.
Outro produto que descartei a embalagem foi este shampoo infantil. Ainda tenho produto em um frasco menor e deve terminar em alguns meses.
Ainda contava terminar outros produtos, mas usei-os pouco. Pelo menos estou conseguindo fotografar antes de descartar.

Andamento das Metas:
Felizmente reduzi poucos itens, mas itens grandes, ambos frascos são de 400 ml. E nos meses anteriores já havia sido assim. Se conseguir pegar para usar as amostras que faltam, logo vejo algum avanço no total. A meta me parece completamente irreal neste momento, mas continuo trabalhando para alcançá-la.
Continuo com muita coisa perto de terminar. Agora tenho o sabonete líquido, um shampoo, o creme para o rosto, dois cremes para pentear e até um gel de cabelo. 
Dos produtos para a boca, continuo trabalhando no gloss, sem grande avanço. Tentei usar mais vezes por dia, mas continuo vendo pouco avanço. Esperava mais. Provavelmente termino este gloss e o batom até o fim do ano mas o outro gloss já está sendo difícil acreditar.
O creme para o rosto eu tenho a impressão que diminuiu bastante. Tenho esperança de que termine em poucos meses. 
E o sabonete líquido que eu tenho avançado bem e faltam 2 usos se muito. Termino no próximo mês e logo também o último que resta.
Dos produtos que listei em 5 para terminar, estou me dedicando tanto ao óleo de bebê como ao perfume e eu esperava estar conseguindo usar mais. Consegui usar algumas vezes a base e o creme de tratamento, mas estes realmente serão desafiadores.

Produtos Novos:
Não achei nada de novo para contar. Mesmo os produtos infantis e de bebês, estou usando o que tenho em casa. As idas à farmácia foram só para remédio, pomada, curativo, leite de fórmula e essas coisas assim. Felizmente consigo ficar muitos meses sem comprar.
Estou com alguns itens que precisarei repor em breve, como o creme para pentear. Vou tentar adiar mais um pouco e ser contida para só comprar ele.

Continuo frustrada, achando que poderia ter terminado mais, mas estou satisfeita com alguns dos produtos que eu terminei. Com o remanejamento de alguns produtos de lugar, parece que realmente diminuí bastante. Mas a melhor mudança foram nos produtos que deixo por cima das bancadas.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Balanço Mensal - Abril

Leituras de Abril


Eu sabia que era um mês ruim, mas não imaginei tanto. Novamente li muito pouco. Claro que eu preferia ter lido mais, não sei se dá tempo para me recuperar. Amei a autobiografia da Agatha Cristie, fiquei dias com o final de Pseudônimo Mr. Queen na cabeça e o mesmo com Morte de Tinta. Flavia de Luce eu não recomendo.

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros. faltam 95
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 328
3) Terminar 5 séries da lista. 1/5
4) Tenho e não lidos menor que 200. faltam 139
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 23 + 5
6) Terminar os projetos de leitura em andamento e escolher o próximo autor/coleção. faltam 1 + 3
7) Quero ler mas não tenho menor que 100. está em 162
8) Passar de 1500 livros lidos. faltam 88
9) Completar a quantidade de livros propostos das metas de anos anteriores (120+31+57+4). faltam 180

Estou quase atingindo a meta 6 e vou trabalhar para isso em maio. Quero focar em avançar na meta 3  e na 5, e depois volto para a lista da meta 7 que são as mais fáceis. E vamos para uma perseguição mais lenta às metas.

Lista de Maio

Agora que terminei algumas listas, posso finalmente focar em terminar esta lista. Acabei

1. Constituições Federais 3/8
2. Problemas Interessantes de Matemática e Lógica
3. Tecnologia Mecânica v. 03
4. Ensaios Mecânicos Metálicos
5. Cem Anos de Solidão
6.  Amante Libertada
7.  A Ilha Perdida
8. A Grande Rainha
9. A Hospedeira
10. A Senhora da Magia
11. O Mistério do Cinco Estrelas
12. O Prisioneiro da Árvore
13. A Bússola de Ouro
14. Os Diários Secretos de Agatha Christie 72%
15. Crime e Castigo

terça-feira, 1 de maio de 2018

As Metas de Abril

A minha intenção é sempre concluir muita coisa, mas parece que nunca dá certo e estou sempre superestimando. O que acontece sempre comigo é que me dá muita ansiedade quando estou perto de terminar algo que eu não consigo fazer mais nada. E às vezes nem é tão pouco que falta. Mas acho que os 3 itens dos 26 que listei é uma quantidade boa já que muitos não voltam mais para a lista.

Organização: Conforme eu fui avançando nas roupas, passei a fazer outros ajustes em algumas peças e ainda inventar outras coisas para fazer. Com isso, apesar de estar muito perto de terminar, ainda falta um pouco. Mas além de marcar as peças que faltam da mais velha, já comecei a marcar as da mais nova.
O aparelho de DVD voltou a funcionar, mas acabei não separando mais DVDs que era a meta que eu esperava cumprir.
A caixa de materiais reserva eu pretendo encapar antes de colocar na estante, então também estou adiando a tarefa por algumas semanas. Espero fazer em breve.

Leituras: Contava terminar os 2 que faltavam da Agatha Christie. Faltou 1 que ainda não terminei. Apesar de não ter lido tudo o que ela já publicou, consegui ler muita coisa e não tenho a intenção de correr atrás do pouco que falta. Se algo cair na minha mão, eu leio.
Por conta disso contava tentar terminar também os livros de Sidney Sheldon que igualmente faltava muito pouco. Mas acabei não dando conta. Falta pouco para a primeira meta de leitura ser atingida.
Consegui terminar de ler Morte de Tinta que eu me programava para ler no mês passado. Aos poucos estou tirando o atraso.
Apesar de parecerem ser muitas revistas, estas revistas Pais & Filhos são bem menores do que a revista que eu lia antes. Esperava realmente ler todas, mas não animei avançar muito. Então quando pegar vai rapidinho.

Produtos: O sabonete eu não tinha certeza se conseguiria terminar, mas o hidratante já era um pouco óbvio.
Tentei terminar também o esmalte mas ainda não dei conta.
Caneta e borracha continuo usando todo mês e sei que em breve irá terminar. Pena que ainda demore um tanto.
Por fim, as balas e jujubas eu não tenho atacado muito, por isso diminuí mas ainda não terminei.

Receitas: Sem comentários. Meu caderno de receitas vai continuar atrasado.

Outros: Em algumas semanas passamos muito tempo fazendo as atividades dos livros. Até acreditei que pudesse acabar mais coisa. Conseguimos terminar o de animais pixel e já começamos mais um. Um dos outros que vimos pintando está mais perto de terminar.

Finalmente terminei algumas coisas que não voltam mais. Principalmente as minhas metas de leitura eu esperava avançar mais. Mas maio deve ser um mês melhor já que terminei outras tarefas e a lista está diminuindo de novo.