segunda-feira, 24 de julho de 2017

Como Reduzir Estoques

Uma coisa que eu sempre falo em casa é que não temos estoque e não precisamos repor nada. É difícil, mas tem que acostumar a comprar quando precisa. Não precisa esperar acabar para comprar, mas alguns produtos eu só compro quando vou usar e não tenho em casa e outros que compro quando vejo que não vai durar até a próxima ida ao supermercado (ou afim).

Na cozinha eu fiz um estoque mínimo e de tempos em tempos eu reavalio. Ainda mantenho uma lista de coisas que quero terminar porque quase não uso e não vejo sentido de ter em casa. São aqueles produtos que eu comprei para um preparo específico e que sobrou. As minhas listas de compra do supermercado são relativamente pequenas, não tem acontecido de produtos estragarem em casa e a minha despensa, apesar de eu ter reduzido o espaço, não ficou lotada, mesmo na véspera da festa de aniversário. Agora quero reduzir outros utensílios.

Eu comentei sobre as sacolas e os enfeites, bem como outros itens de festa em outro momento. E curioso que percebi que no ano passado e neste ano, tive oportunidade de usar muitos itens que tinha guardado sem precisar comprar. Simplesmente lembrando de procurar os produtos que eu tinha antes de planejar o que comprar e resolver a decoração em função do que poderia ser aproveitado
As sacolas e embalagens de presentes também foram assim, cada vez com mais frequência tenho tirado do lugar e separado o que pode ser usado nos eventos a que vamos. Mas está muito longe de ser uma quantidade aceitável. Tenho certeza que ainda tenho muita coisa a mais.

Produtos de higiene e beleza eu sempre achei um monstro descontrolado. O limitante sempre foi o espaço que tinha. Consegui voltar a usar alguns produtos e principalmente parei de comprar. O pouco que eu compro tem sido bem controlado. Fui escolhendo o que eu gosto e descartando o que não me interessa. Disse não para algumas ofertas de produtos e principalmente resisti àquelas novidades imperdíveis e ofertas. Fui gradativamente diminuindo os espaços para estes produtos. Ainda tenho estoques. Fiquei um ano sem comprar sabonetes/shampoo/condicionador infantil. Agora faço como os itens de supermercado. Depois, listar e ir riscando conforme terminava também ajudou a diminuir. Minha intenção é não ter estoque destes produtos. Daqui a alguns anos, sei que conseguirei se não me desviar dos propósitos. Por enquanto, não posso esmorecer. Tenho que acreditar e insistir na diminuição.

Livros e DVDs são um grande problema na minha vida. Tenho mais de 400 livros, a maioria não lidos. Devo ter uns 50 que pretendo guardar para reler, mas a grande maioria não. Em 2016 comprei poucos livros e até agora só comprei um em 2017. O que tenho feito bastante é enviado livros para trocas. Por enquanto estou acumulando créditos, mas vou precisar escolher outros para pegar em troca. Outros livros que eu vejo que demora muito para trocar eu levo para alguém que eu conheço. Mas ainda tenho muitos livros a mais. A Elizabeth vem fazendo este esforço a mais tempo do que eu e creio que tem muitos livros técnicos que demoram para serem estudados, aproveitados antes de serem repassados a outros. Então tenho me inspirado nas ações que fez e deram certo. O que eu estou criando coragem para fazer é colocar à venda estes produtos que estão sobrando em casa.

Em alguns anos, espero não ter mais estoques. Preciso de pelo menos mais dois anos de trabalho para estas reduções, mas tenho certeza de que já melhorei bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.