terça-feira, 18 de julho de 2017

E então, um novo recomeço

A atual situação está em recomeços... Pessoalmente, na minha vida familiar, estávamos programando aumentar a família. Desta vez, apesar da gravidez ser planejada e desejada, também foi bem programada. Passei no médico logo no começo do ano, avisei dos meus planos, pedi orientações e também me programei para fazer todos os exames que fossem necessários. Adiei os planos por duas vezes para garantir que todos os exames estavam feitos e tive o parecer favorável da obstetra. Então estava pronta para tentar. 
Apesar de todos os receios que tive sobre todo o processo de concepção, fiz as contas e trabalhei para ter resultado o mais cedo possível. Foi bem difícil, a partir de então, aguardar o tempo necessário para saber o resultado. Foram duas semanas de muita apreensão para o resultado do exame que ainda seria feito. Quando foi chegando o período da constatação, estava atenta aos sinais. Os pequenos sinais que antecedem o período crítico do ciclo não apareceram. Não foi uma única vez, passei por isso pelo menos 5 vezes. O primeiro exame que fiz deu negativo, o que estendeu a apreensão por mais uns dias. Dois dias depois tive a confirmação negativa. É claro que eu já estava me acostumando com a ideia. E então refiz as contas para continuar tentando no próximo ciclo.
A decepção do resultado foi maior do que eu imaginava. Por isso fiquei ainda uns dias chateada e insegura. Mas precisei tirar um pouco disso da minha cabeça e me concentrar nos meus objetivos.
Apesar do resultado negativo, finalmente me senti motivada a tomar as atitudes realmente necessárias em relação à alimentação e as organizações e reformas que eu preciso fazer. E uma das coisas que pretendo fazer corretamente desta vez é estudar e me preparar para receber uma nova criança.
Desta vez, parecia que o início do ciclo se aproximava. Então percebi que a vontade de urinar era mais intensa como havia sido no final da gravidez anterior. Levantei algumas vezes de madrugada como não costumava fazer. Também senti menos sono e muita disposição, como não costumava acontecer antes. Jamais saberei se isso é mero reflexo da vontade de estar grávida. Apesar de não ter certeza, estou tentando evitar carregar peso desnecessário e fazendo os movimentos de forma mais contida. Sei que os três primeiros meses exigem maiores cuidados e menos excessos. A maior apreensão tem sido a alimentação. Tenho muito medo dos enjoos e vertigens que senti da outra vez. Estou tentando comer de forma balanceada, a cada 3 horas e evitar os alimentos que não são recomendados. É difícil ficar sem tomar o cafezinho. Por enquanto estou bem e espero não ter. Estou ansiosa para fazer o exame e poder começar o pré-natal. Sei que terei que me cuidar e desta vez deve ser mais fácil. Aquelas tarefas da casa mais pesadas e que requerem levantar peso têm que estar concluídas esta semana. E só vão precisar ser repetidas daqui a alguns meses. A parte boa é que isso ocupa o meu corpo.
Para controle da ansiedade foi muito importante algumas conversas que eu tive com uma boa amiga de longa data. Estava precisando de uma preparação emocional para tudo o que eu preciso passar e que esta decisão implica. Estou muito longe de estar bem resolvida na minha vida, mas preciso de um pouco de serenidade para controlar esta ansiedade insana. Uma das coisas mais difíceis para conter a ansiedade foi por não poder falar sobre o assunto. Aos poucos estou acostumando com a ideia, incorporando os novos hábitos e tentando não pensar tanto nisso..
Tenho aproveitado para dar todo o carinho que a minha filha merece. Inclusive muito colo apesar de não ser recomendado pegar peso. Mas sei que se tudo for como imagino, logo não poderei mais fazer isso. E ela vai sentir. Aqueles pequenos agrados que uma mãe sempre pode fazer estão cada vez mais constantes.
Também carrego a apreensão sobre o gênero da criança. A irmã mais velha quer ter um irmão. Claro que ficarei muito feliz em satisfazer a vontade dela, mas também ficarei feliz de ter outra menina que será mais companheira e aprendiz da mais velha. 
Poderia ter adiantado muitas coisas, mas quero tomar ações apenas quando a gravidez se confirmar. 
Só sei que eu já amo a ideia de ter um bebê aqui comigo. Não vejo a hora de poder passar por tudo isso de novo. Quero aprender e conhecer este novo serzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.