sexta-feira, 31 de julho de 2015

E a Casa Começa a Tomar Cara de Casa

E não é que a minha casa esteja muito melhor do que antes, mas são pequenas coisas que fazem grandes avanços. Finalmente terminamos de pendurar os quadros nas paredes. Ainda que não tenha terminado a arrumação, separei muitas das roupas e finalmente as pilhas de roupas para fora do armário não estão mais crescendo. Com o espaço que abri, logo poderei guardar tudo. Compramos um móvel para o quarto e separamos todos os brinquedos e voilá. A aparência geral passou a ser de ordem.
Junto com esse projeto de organização também estou fazendo outras iniciativas. Uma delas tem a ver com a alimentação. Por conta disso controlo em todos os meses os alimentos na despensa e creio que foi nisso o meu maior avanço. Já não tenho deixado produtos vencer ou estragar sem consumo. Também tenho controlado o maior consumo de produtos preparados em casa do que os comprados prontos. E percebo que nem sinto falta da maioria dos itens que deixamos de consumir. Produtos como os sucos de caixinha, as sopas de saquinhos e os tabletes de caldos prontos não tenho a menor intenção de comprar.
Outra iniciativa é uma To Do List que eu venho mantendo desde setembro do ano passado. Uso esta To Do List inclusive para priorizar as ações do projeto e as leituras que estão em andamento. E nesta entram coisas aleatórias que de repente ganham importância na minha rotina. Finalmente concluí alguns dos itens que estavam nesta lista. E as sacolas e caixas de presentes diminuiu tanto a quantidade que quase cabe tudo no espaço delimitado do armário para este fim.
O meu maior dilema tem sido começar a costurar as roupas que estão separadas. Os meus cuidados pessoais requerem um pouco mais de apoio psicológico, creio eu. Tanto a escolha das roupas para doação como os hábitos rotineiros tenho tido dificuldade de aceitá-los. Com certeza a satisfação pessoal pela conclusão de meus propósitos é o que mais me motiva. E costurar as roupas tem um pouco da preocupação com a aparência que tem sido o meu maior calo neste ano. Eu sei que não é ainda o ano derradeiro e portanto ainda tenho tempo de me libertar dos meus dissabores e superar os velhos conceitos. Mas se a arrumação não partir de mim, minha casa continuará a espelhar-me.
Por conta de meus tantos esforços para um grande fim, tenho tido que priorizar algumas leituras que por acaso são em inglês o que já me trouxe 3 leituras este ano. E ainda tenho mais duas em andamento, então estou perto de completar um item.
Ainda por conta das aulas de sábado, não estou podendo viajar mesmo que por aqui por perto e acabo por ficar o máximo possível em casa. A única parte boa disso é que não precisarei fazer a revisão do carro porque não vai completar a quilometragem. Então, pode ser que este item não seja necessário.
Nos últimos meses, pelo meu terror em diminuir a quantidade de listas e cadastrar os livros que completam coleções, busquei alguns volumes de coleções que estavam em andamento e já terminei 3 delas. Então em breve pretendo concluir 5 das séries que eu venho adiando.
Para proporcionar um mês de férias para minha filha sem deixar de levá-la à escola, já que a escola não está fazendo atividades extraordinárias para as crianças, durante todo o mês de julho tenho inventado atividades diferentes: tomamos um lanche num lugar que nunca fomos, passeamos no shopping, fomos ao cinema, ao teatro, ao parque, andar de bicicleta, visitar os parentes, comemos fora, aprendemos a fazer alguma comida diferente, inventamos um lanchinho, brincamos de colorir, de mamãe e filhinha, de massinha, de aquarela, de fazer caretas no espelho, tentamos ler todos os livros infantis da casa e montar todos os quebra-cabeças, assistimos muitos filmes, tivemos a semana de vestidos todo dia, de pintar a unha nossa e a das bonecas, e tantas coisas parecidas. Foi um mês muito repleto de aventuras que não me deixou chance para fazer muito mais coisa além de trabalhar 8 horas por dia, dormir mais 8 horas e nos fins de semana assistir aula e fazer trabalhos. Ufa!
Enfim, não concluí nenhum item, não iniciei nenhum item, não acrescentei nenhum item novo e muito pouco avancei nos itens em andamento. Entretanto, a minha casa está com uma aparência de mais organizada do que no mês passado.

Balanço do Projeto de Organização Pessoal
Décimo Segundo Mês
itens concluídos: 15
itens em andamento: 35
itens pendentes: 56
itens cancelados: 0

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Desafio 100 Resumo da 28ª Semana

E já estou novamente com um resumo atrasado. Na semana de 09 a 15 de julho tive um tempo extra para me organizar por conta do feriado. Apesar de aproveitar o tempo para fazer as coisas que geralmente não tenho tempo de fazer, consegui ter um tempinho a mais para a leitura. Por incrível que pareça, a minha lista de leitura para o mês de julho já está quase finalizada e está dando muito certo. Tenho tentado ser fiel a ela e não pegar nada de fora para ler. A dificuldade é balancear as leituras que eu quero fazer com o tempo disponível.

Tragédia em Três Atos é mais um volume da Agatha Christie. Dividido em três atos como numa peça de teatro, quase que cada ato tem o seu assassinato. Houve uma colaboração entre Mr. Satterwaithe e Hercule Poirot, mas obviamente que é Poirot quem tem a mais rápida interpretação dos fatos, infelizmente não sendo capaz de evitar a terceira morte. A maior parte da leitura ocorreu no feriado de 09/07 mas terminei em 11/07. Avaliei com 4 estrelas.

Além da Vida foi finalmente o último volume da série Noite Eterna. A autora Claudia Gray misturou elementos de vampiros e fantasmas com uma Organização de Caça vampiros bastante curiosa. Em muitos momentos tive vontade de desistir tamanha foi a confusão que estava criada. Demorei muito tempo para conseguir avançar na leitura. Desde o começo do mês vinha tentando avançar e tentando desistir. Concluí em 14/07 satisfeita por concluir mais uma série da lista interminável de séries em andamento. Avaliei com 2 estrelas e em alguns momentos considerei a possibilidade de ter sido muito generosa na avaliação.

Curso Elementar de Direito Romano é um material introdutório utilizado em cursos de direito. Não é muito teórico mas uma referência boa para entender de onde os conceitos vêm. Inclusive os conceitos de família e propriedade. O autor Thomas Marky construiu um roteiro simples sobre os principais aspectos. Li entre 09 e 14 de julho e avaliei com 3 estrelas.

De uma forma geral, creio que esta semana representa o melhor resultado da minha perseguição às metas de leitura. Apesar de não ter nenhuma relação entre as obras, todas faziam parte de uma das minhas listas. O ano inteiro está sendo bem fiel às listas e o resultado devem ser listas menores e menos listas a partir de 2016. Para cumprimento do desafio, ainda estou muito longe de atingir a meta de 150 livros, mas como tenho avançado num ritmo bom, tenho certeza que julho será memorável ao seu modo.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Desafio 100 Resumo da 25ª, 26ª e 27ª Semanas

Pela primeira e espero que última vez, me vejo na situação de fazer um resumo triplo. E não é que eu tenha lido pouco, mas que eu não estou dando conta de fazer todo o necessário.

A 25ª Semana que vai de 18 a 24 de junho novamente foi uma semana que me faltou concentração e acabei por ler da forma errada. Como estava tentando eliminar uma das minhas listas, acabei me deparando com uma série e tentei terminar. O problema é que o último volume que eu achei que já estava disponível, só me dei conta depois que nem havia sido lançado. A previsão é agosto de 2015.

Sugar Daddy é o primeiro livro da série Travis da Lisa Kleypas. Como são quatro irmãos, entendo que serão quatro livros. O mais velho Gage é apresentado no primeiro volume. Assim como Boas Vibrações, o livro é escrito do ponto de vista da mulher com todos seus conflitos pessoais. Neste volume, algo que foi surpreendente é que Gage Travis só aparece muito depois da metade do livro. Pra rolar alguma coisa com a mocinha, digamos que já estava quase no final da história. Comecei a ler no dia 17 e terminei no dia 18 de junho. Avaliei com 4 estrelas.

Blue-Eyed Devil é o segundo volume da série Travis da Lisa Kleypas. Apesar de ter lido fora de ordem e desde a leitura do primeiro volume já saber o que iria acontecer nesse (já que é bastante comentado no terceiro volume), foi muito bom entender como todo o desenrolar é descrito. Desta vez foi um pouco mais rápido que o Hardy se envolve com a Haven. Claro que agora estou curiosa e ansiosa pelo último volume do Joe, mas parece que vai demorar bastante para eu ler já que só será lançado em agosto (está em pré-venda na Amazon). Também li em pouco mais de um ia e terminei em 22 de junho. Com esta leitura me dei conta que não iria terminar nenhuma série, e não estava em nenhuma lista de leitura. Avaliei com 4 estrelas.

Depois que me caiu a ficha que eu estava escolhendo aleatoriamente as minhas leituras, resolvi priorizar os livros técnicos que estava lendo e os livros emprestados para pelo menos avançar o que já estava em andamento. O que não rendeu muito. Então foram apenas estas traduções que concluí.

Na 26ª Semana de 25 de junho a 1º de julho fiquei mais empacada nas leituras (como se isso possa ser possível) e ao menos consegui terminar os livros emprestados que estavam comigo. Apesar da demora, tive algum avanço.

Xamã é o segundo volume da Trilogia Médica de Noah Gordon. Se passa nos Estados Unidos, durante a Guerra da Secessão. Apesar de terem me avisado que não é tão bom como o primeiro, gostei bastante deste volume. Não me parecia possível continuar a trajetória da família de médicos Cole e cativar da forma como ocorre em "O Físico". Mas este Rob Cole e seu filho surdo novamente surpreende com a busca de uma forma persistente pelo exercício da medicina. A leitura foi lenta por conta da concorrência com outras atividades. Iniciei ainda em abril, logo após o término d'O Físico e concluí em 25 de junho. Fiquei tão impressionada que corri para ler também o último volume. Foi um mês de muitas boas leituras e avaliei com 4 estrelas.

A Escolha da Dra. Cole é o último volume da Trilogia Médica de Noah Gordon e se passa nos dias atuais. Novamente um membro da família Cole desafia a natureza, desta vez por ter nascido mulher e herdado o dom. É uma história mais curta e de certa forma encerra a dinastia da família Cole. Uma coisa que gostei bastante é da Dra. Roberta mencionar a história de seus antepassados e os outros Rob Cole que aparecem em Xamã já que o avanço no tempo não foi tão grande. Terminei em 28 de junho e também avaliei com 4 estrelas.

Apesar de ser pouco, foi muito positivo ter finalmente concluído estas leituras que estavam emprestadas há muito tempo. Estou reorganizando as leituras dos meus livros para poder saber o que comprar e terminar as séries que estão em andamento. Parece pouco, mas estas organizações levam tempo. Depois preciso juntar as listas, eliminar mais alguns e por fim perseguir o fim da lista.

Na 27ª Semana finalmente concluí algumas das leituras em inglês que estão há tanto tempo em andamento. Entre 02 e 08 de julho, apesar de não ter lido no ritmo que gostaria, finalmente retomei o foco nas leituras que estavam em andamento e reforcei o valor da lista de leitura mensal. Sempre achei péssimo listar e seguir uma lista na ordem, mas de certa forma está funcionando até agora.

Helicopter Flying Handbook é o Manual de Helicópteros da FAA. É um importante material sobre o funcionamento de helicópteros com informações de segurança, inclusive as leis da física aplicáveis. Comecei a ler por conta de uma matéria da pós e resolvi terminar já que fazia parte dos livros da pasta anteriores. Concluí em 02 de julho. Foi uma leitura positiva. Esperava algo mais técnico. É bastante ilustrado. Avaliei com 4 estrelas.

Tabu foi um empréstimo pelo Grupo Livro Viajante. Ainda tenho alguns poucos livros para receber pelo grupo, creio que tenha sido o terceiro ou quarto. Apesar de fazer parte de uma série e poderem ser lidos de forma independente, considerando que esta obra foi trazida de Portugal e não tenha previsão de lançamento no Brasil, acho pouco provável que eu leia os demais. Não sou puritana de alegar que não gosto deste tipo de romance com um toque mais picante, mas ao mesmo tempo também não tenho me empolgado muito em livros que seguem mais ou menos a mesma fórmula. Li entre 04 e 06 de julho. A autora Jess Daniels descreve uma mocinha bastante avançada para a época e um cavalheiro mimado mas muito carinhoso. Avaliei com 3 estrelas.

What Were They Thinking trata de gerenciamento de crises. Apesar de ter sido difícil terminar, o livro é bom. Foi uma leitura lenta por que trata de casos que são bastante conhecidos nos EUA mas a maioria pouco comentados por aqui. Ainda por cima, a leitura foi em inglês. Também comecei a ler por conta da pós, mas gostei do assunto e resolvi terminar. Acredito que além dos roteiros de gerenciamento que aparecem ao fim de cada caso, o ponto forte desta obra é o prefácio em que o autor comenta como superou um momento de crise e seu maior exemplo (ou contra-exemplo) de como tratar uma crise. Terminei de ler em 07 de julho e avaliei com 4 estrelas.

O Detetive Parker Pyne é outra obra da Agatha Christie. Creio que por tratar de uma coletânea de casos deste detetive, temos altos e baixos. Tudo começa com um pequeno anúncio: "Você é Feliz? Se não, procure Parker Pyne, Richmond, 17". É bem interessante a sagacidade com que interpreta o que não é dito por seus clientes e as soluções que dá. Para terminar as outras leituras esta esteve um tempo parada, mas terminei em 08 de julho. Apesar dos altos e baixos, não é dos piores da Agatha Christie por isso avaliei com 4 estrelas.

Por incrível que pareça, a lista está funcionando e no mês de julho devo ter uns três por semana. Esta acabou sendo uma listagem grande, mas porque deixei acumular muito. Se conseguir adiantar os textos dos livros conforme for lendo, devo conseguir publicar num ritmo melhor os resumos. Ainda estou com bastante coisa em andamento e pretendo terminar mais alguns na próxima semana enquanto tenho algum tempinho disponível.


quarta-feira, 8 de julho de 2015

E Então Começa o Ano

Não é que eu tenho finalmente começado a me dedicar à minha lista de tarefas. A verdade é que continua tudo muito lento como estava desde o começo do ano. Mas eu acredito que neste mês de junho, depois de uma série de aulas aos sábados e domingos e compromissos, estou novamente centrando a uma rotina que me permita organizar a minha vida e a minha casa. De uma forma geral, sei que toda esta lista ainda é importante para mim. Todo dia acabo refletindo por algo que ela expressa. E apesar dos pequenos avanços, estou otimista para a conclusão de muita coisa ainda este ano.
Ainda estou trabalhando com as fichas de estudo. Mas como a lista de estudo ainda está grande, não vou encarar como concluído.
Num ato de grande má vontade, por ver que meus esforços não estavam dando resultado, parei com as revistas. Mas este é um item importante de concluir, por que não é uma atividade rotineira e está atrapalhando a minha mesa que continua cheia de coisas que não deveriam estar lá.
As roupas eu gostaria de estar perto de acabar. Toda semana tenho conseguido separar um pouquinho. Estou conversando para descobrir o que não veste mais antes de vestir e tenho tido algum resultado. O problema é que ainda tem muita coisa em sacola na parte de fora do guarda-roupa. E isto não é aceitável para a conclusão da tarefa.
Nas minhas roupas tenho sido um pouco mais eficiente, mas ainda tenho muito para separar.
O próximo passo creio que será começar a costurar as roupas que estão separadas. Logo esta será a pilha de maior problema.
O mês de junho foi muito cansativo. Quando vejo meus diários de rotina, vejo que regredi e retomei aos poucos. Fiquei tanto tempo quase sem cozinhar que quase esvaziei o freezer. O consolo foi que também consegui reduzir a bagunça da despensa. Mas se nem cozinhar eu consegui, imagine como estão as coisas espalhadas pela casa.
No trabalho, confesso que tive uma folguinha que consegui arrumar um pouco o material arquivado. Até estou conseguindo achar melhor as tarefas pendentes e responder demandas mais antigas. Ainda estou longe de oferecer uma resposta rápida, mas isso não é um futuro tão distante.
Outra coisa que precisarei me dedicar é concluir os estudos para o grupo de estudos, e esta tarefa está com prazo para agosto.
Andei arrumando alguns arquivos no notebook e em um dos feriados de julho pretendo terminar a arrumação. É que também avancei em muitas das leituras. A parte mais doida é que conforme começo a enxergar o avanço destas arrumações começo também a pensar em outros zilhões de coisas que gostaria de estar fazendo e nem sequer planejei. Um dia estas devem aparecer, mas acredito que faria uma lista atualizada de tarefas para um novo ciclo com facilidade. Eu tenho noção que algumas das tarefas que listei são de mais longo prazo, mas fiz questão de registrar para não perder de vista, e tentar de alguma forma antecipar a realização frente ao que estiver ao meu alcance.
Mas estou muito otimista que terei avanços mais significativos de agora até o fim do ano.
Acredite, pela minha lista, nem tem tanto vídeo assim parado que eu não tenha assistido. E eu consegui assistir dois neste período. Quando for tirar tudo para limpar vou fechar a lista e em breve devo terminar.
As cópias dos DVDs, depois de duas, parei, mas quero retomar e terminar.
As leituras eu tive alguns avanços. Sei que logo vou travar de novo, mas percebi que tinha algumas contagens erradas. Logo devo concluir um dos itens relacionados a leituras e ainda tenho dúvidas de qual será. Comecei a fazer lista de leitura para cada mês e estou gostando da experiência.
E é isso, quase nada, bastante otimismo e muita coisa em andamento.

Balanço do Projeto de Organização Pessoal
Décimo Primeiro Mês
itens concluídos: 15
itens em andamento: 35
itens pendentes: 56
itens cancelados: 0

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Balanço Mensal - Junho

Leituras de Junho


Junho foi um mês morno. Terminei mais uma série em andamento. Voltei pra média dos meses anteriores. Consegui ler só um da Agatha Christie. Ainda não iniciei um dos que listei para terminar mas voltei a ler um de meus livros. Terminei os livros emprestados. Tive que fazer uma releitura pois não conseguia ler a continuação. Vambora tentar terminar mais uma série.

 Desafio 100

Apesar do ritmo lento, estou com 59 lidos em 2015. Considerando neste mês o marco intermediário, chegar aos 100 está fácil, já aos 150 falta bastante. Retomei a publicação dos resumos, mas eles etão menos semanais e mais quinzenais. Você pode acompanhar a lista completa no tópico de apresentação e os resumos semanais pelo marcador desafio 100.

Andamento das Metas

1) Ler 150 livros faltam 91
2) Terminar a pasta Anteriores falta 1 + 53 + 18 + 6
3) Manter uma lista de Espera < 250 livros está em 396
4) Ler todos os livros comprados até 2011 faltam 39
5) Vou ler e não tenho < 100 está em 200
6) Atingir 50% lido entre tenho faltam 118
7) Atingir 100% da meta sem diminuir a lista depois de 01/01/13 faltam 6

Avancei nas metas, não como gostaria.  Foram: 1 livro que estava em vou ler mas não tenho, 3 livros da pasta anteriores e 1 que estava na lista de espera.

Metas para Julho

Está ficando cada vez mais difícil focar. Quero terminar um dos livros que listei para terminar e mais dois livros da Agatha Christie. Quero terminar alguns dos livros técnicos em inglês que estão diminuindo a minha perspectiva de leitura. Quero ler mais dois da lista de espera e terminar mais uma série.