quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Labirinto

Que livro ENORME! Depois de "O Conde de Monte Cristo", achei que estava pronta para ler livros enormes, mas "Labirinto"... É enorme!
Depois de ter lido alguns livros que não me empolgaram muito comecei a ler "Labirinto". É como se fossem duas histórias que se juntam em uma. Uma nos dias atuais e outra no século XII. Acho curiosas as histórias medievais pois a Idade Média foi um período em que a maior parte das pessoas não sabia ler ou escrever. Então, praticamente nada foi produzido nesta época. A única forma de contar história era oralmente, os contadores de histórias. E estas se perpetuavam pela repetição. Talvez por isso, provavelmente, surgiram tantas lendas e mitos com o Santo Graal. E esse é o tema desta história.
Bom, também não tem como evitar o envolvimento religioso como pano de fundo para as guerras nesta época. E nesta história, que se passa no sudoeste da França, a perseguição é dos cátaros. Achei que era uma etnia, mas trata-se de um grupo religioso, também conhecidos como "bons homens" (tradução livre).
Alice é uma médica. Está ajudando como voluntária numa escavação arqueológica em Foix quando encontra uma caverna com duas ossadas. Parece que têm vozes falando em sua cabeça. Como se elas estivessem dizendo onde deveria escavar. Então vêm lembranças de sonhos, quando uma pedra cai em Alice e ela desmaia.
Como foram encontradas as ossadas, a polícia foi chamada e Alice já não sabe em quem confiar. Recebe ameaças e passa a ter que fugir enquanto tenta entender o que é o Labirinto que encontrou naquela caverna durante a escavação.
Ao mesmo tempo vêm sonhos e lembranças como se estivesse acontecendo naquele momento a história de Alaïs.
É uma história de aventura, envolve um mistério, com assassinatos, guerras, perseguições, traições, mas também de fé, esperança e amor.
Embora eu tenha me forçado a ler de uma vez, não foi uma leitura cansativa. A trama é muito bem costurada e difícil de largar a leitura. Por vezes eu queria que a história se interrompesse para eu ir comer ou tomar banho.
Como a história fala de lendas e do Santo Graal, já esperem que terão fatos inexplicados.
Esse foi o Quinto Livro que eu recebi pelo grupo Livro Viajante e foi cortesia da Bianca. Obrigada e espero poder retribuir.

5 comentários:

  1. Eu vi esse livro na livraria e realmente ele é enorme...bem não seria um livro que eu compraria, mas pegaria emrepstado de um amigo ou da biblioteca!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse viajante eu deixei passar de bobeira, pq agora lendo a resenha até que me interessei. Jurei que se tratava da história de um filme que vi há algum tempo e detestei rsrs
    Mas não tem nada a ver com o filme, pelo visto!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    http:/www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, Paula, eu sempre opto pelas versões pocket que são mais baratas. E penso sinceramente em comprar já que gostei tanto.

    Kel, obrigada por visitar. Desconheço que tenha filme. Quem sabe lista de espera ainda dá?!

    Beijo,

    ResponderExcluir
  4. Oiee, aqui é a Bianca, dona do livro...

    Que bom que vc gostou, esse é um dos meus favoritos
    Eu acho que o que mais dá a impressão de que o livro é enorme, é que a versão que vc leu é a pocket...Eu por exemplo, qdo li, não achei ele tão enorme assim, acredito que por ter lido a versão "normal" que tem um número menor de paginas(e olha que na época tinha só 11 anos)
    E olha que eu tenho um pouco de "medo" de livros enormes, vide Irmãos Karamazov, que comprei á qse um ano, e ainda não tive coragem de ler por causa do tamanho(e tbm da complexidade). Tem vários outros livros tbm que eu já nem compro pq são enormes...rsrs
    Acho que já falei demais...rsrs

    Bjs, Bianca

    ResponderExcluir
  5. Bianca, zilhões de obrigadas.
    Adorei que tenha vindo comentar. Seja bem vinda!

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.