domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Meta

Esse livro foi uma sugestão de leitura de uma grande amiga que conheci durante minha época de faculdade. Ela se formou em Engenharia de Produção Mecânica e imagino que esse livro foi uma grande fonte de inspiração durante sua graduação.
Eu adorei a leitura e recomendo fortemente para todas as pessoas que trabalham em grandes organizações ou que possuem cargos gerenciais. Diversos temas como problema com burocracia, conflitos do modo de gestão, necessidade de melhorias e florescimento de novas ideias são tratados de forma clara e direta com um enredo que te prende a atenção incessantemente.
Além de tratar da parte profissional de um gerente de uma fábrica, esse romance também aborda o lado pessoal do personagem, seu relacionamento com a esposa e o tempo para se dedicar aos filhos.
Acabamos nos envolvendo com as dificuldades e os questionamentos do personagem e conforme ele vai descobrindo o método de raciocínio para resolver a raiz de seus problemas ficamos cada vez mais interessados a continuar a leitura.
Imagino que esse livro veio em um momento excelente na minha vida, pois trabalho em uma grande empresa e de certa forma tenho que lidar com atividades administrativas. Além disso faz uns seis meses que mudei de emprego em busca de novos desafios. Somos uma pequena empresa, que está inteiramente atrelada à matriz e vamos crescer e desenvolver novos projetos que irão nos proporcionar autonomia.
Embora escrito de forma romanceada, o objetivo do livro foi trazer os conceitos da teoria das Restrições.
Voltando ao livro, de forma resumida, ele apresenta através do raciocínio do personagem principal, como identificar as causas dos problemas e resolvê-los de forma simples. Quando se passa a pensar desta forma, inconscientemente, aplica-se a todos os desafios da vida. A teoria das restrições para um sistema produtivo consiste em identificar o gargalo (ou atividade mais restritiva), melhorar o processo do gargalo para aumentar a produtividade, estabelecer o ritmo do produção em função da atividade mais restritiva, formar um pulmão no gargalo para que não pare a produção, e fazer um plano de contingência. Claro que conforme o processo vai sendo otimizado, aparecem novos gargalos. E não só no processo produtivo, por isso melhora até a burocracia da empresa. Ficou confuso?! Sinal que precisa ler esse livro. É mais barato do que fazer um MBA.

-----

Titulo original: The goal: a process of ongoing improvement

Eliyahu M. Goldratt: considerado pela revista Fortune o guru da indústria. Foi presidente de uma empresa de desenvolvimento de sofwares voltados para melhoria de produção. Após a publicação de 'A Meta', voltou-se para o aprimoramento de seus estudos e divulgação do conhecimento para melhoria da produção com a fundação do Avraham Y. Goldratt Institute.

Um comentário:

  1. Olá!

    Se eu optar por fazer marketing esse livro pode ser uma ótima leitura. Mas ainda não tenho certeza, prefiro Letras como primeira opção!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.