terça-feira, 16 de abril de 2019

Livros Infantis Fase 6 - Desenvolvimento da Escrita

Aos poucos, vem entrando com um esforço cada vez maior esta curiosidade sobre a leitura e a escrita. Ainda preciso contar sobre os livros que estimulam e preparam para a fluidez da leitura, mas ao mesmo tempo que entraram estes livros, também mudamos um pouco o padrão de livros de atividades.

Nas fases anteriores, trabalhamos a coordenação motora com os traços, mas agora é preciso trabalhar o letramento. E até onde eu conheço, são duas coisas que ajudam: copiar letras de jornais e fazer caligrafia.
Na etapa anterior, usei os livros de escreve e apaga. Mas neste movimento não há a preocupação de ficar bonito, só em acostumar com o formato e a tensão nas mãozinhas.
Agora, os livros já trabalham a escrita combinado com a leitura, o reconhecimento das palavras e principalmente começa a corrigir o movimento de escrita.
A escola usa o método do desenvolvimento da escrita partindo da letra Bastão e da letra de Fôrma antes de seguir para a letra Cursiva. Então procurei opções de livros de atividades com a letra Bastão (que são as letras maiúsculas de Fôrma). Os livros são curtos, cerca de 16 páginas, têm bastante imagens e atividades de associação, mas também as famigeradas linhas do caderno de caligrafia. O que eu mais gostei foi a indicação por setas do sentido do movimento para o desenho dos caracteres. Comprei direto da editora e são bem em conta. Têm outras opções que eu vi em lojas de 1,99, mas fico um pouco insegura de encontrar erros de ortografia.
Nos primeiros 2 de cima, demorou bastante para fazer as atividades. Parecia um sofrimento cumprir a sequência. Acho que não tinha a paciência necessária. E por isso mesmo, achei que deveria começar. Ainda é cedo para a expectativa de uma letra bonita, mas era necessário começar a treinar o movimento de escrita com mais seriedade.
Já os dois de baixo, fez com muita facilidade e naturalidade, mas estes dois de baixo já começam a usar as letras cursivas, apesar de serem só as vogais. Então não adiantava ter feito na ordem contrária.
Não dá pra ver as setas na imagem, mas reforcei a preocupação de desenhar como está indicado. Uma palavra iniciada com cada letra do alfabeto, com a ilustração ao lado e o espaço das linhas para testar. Este é com letra bastão, mas depois fez o com letra de fôrma.
O próximo passo tem sido o treino com letra cursiva. Está melhorando aos poucos. Espero que mais pra frente seja um prazer desenhar as letras para que outra pessoa leia.
Estou com duas crianças em fases diferentes. Ainda tem muita coisa que dá para ser recomendada. Vou montando os tipos de livros de acordo com a fase de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.