sábado, 8 de dezembro de 2018

Os Livros que eu Dei ou Troquei em 2018

Como no ano passado, o que tem feito mais diferença no grande acúmulo de livros são os livros que eu dou. Consigo trocar uma quantidade significativa, mas isso pouco altera o total. Em 2018 até troca foi difícil. Estive com mais de 50 livros disponíveis o ano todo e recebi poucas solicitações. Também não consegui gastar muitos créditos então até parecia que estavam diminuindo.
Felizmente em 2017 já havia combinado de passar a coleção de livros da Virgínia Woolf para uma colega do trabalho. Esta coleção tem 6 volumes e eu fui lendo pela ordem de publicação. Primeiro li A Viagem. Para um romance de estreia é muito bom. Eu falei sobre a experiência de leitura de Virgínia Woolf. Tentar falar mais seria repetitivo. Lembro que estava lendo o segundo volume e maior de todos. Como ainda faltavam 4 achei que não conseguiria terminar de ler tão cedo, mas consegui ler 3 entre dezembro e janeiro e terminei o último em fevereiro.
Eu comentei sobre isso quando fiz a arrumação do cantinho de livros infantis, mas separei algumas coleções e doamos para uma entidade cerca de 10 livros infantis. Também mandei para a escola 5 livros sendo que pediam apenas 2 e devolvemos mais 4 que estavam em casa como empréstimo. Poderia ter separado muito mais, mas achei que foi bom o suficiente. Mesmo sendo pequenos, foram quase 20 livros a menos.
Isso tudo foi até fevereiro. Depois disso ainda não tinha recebido nada e não estava muito preocupada com isso. O tempo foi passando, escolhi outras séries de livros que não pretendo manter para priorizar a leitura e aguardei a oportunidade de alguma campanha para dispor de mais livros.
Então somente em junho recebi a primeira solicitação de troca do ano. Todo aquele plano de conseguir trocar 12 livros no ano já estava desacreditado. E eu sei que fiz a minha parte tentando ler e disponibilizar para troca os livros. Ao longo do ano, a lista de livros para troca não baixou da quantidade de 50.
O livro solicitado em junho foi Sedução da autora Nicole Jordan. Apesar de eu gostar de livros neste estilo, não empolguei muito com a leitura e fui arrastando para terminar e tirar da estante. Tanto que avaliei com 2 estrelas. Mas fiquei surpresa por receber a solicitação em tão pouco tempo depois de ter concluído a leitura. E estou certa que não vou sentir a menor falta deste livro.
Ainda no fim de junho recebi mais 3 solicitações no mesmo dia para livros diferentes. E assim partiram: Aprendendo a Seduzir de Patrícia Cabot, Cântico de Sangue de Anne Rice e Um Gosto de Vida de Susan Mallery. Cântico de Sangue já estava para troca faz tempo. Como tinha apenas alguns volumes das Crônicas Vampirescas optei por colocar para troca ao invés de tentar completar a coleção.
Já os outros dois foram leituras recentes. Aprendendo a Seduzir eu tinha muita expectativa mas achei bem ok. É um livro avulso, não relacionado a outras obras da autora, por isso não vi porque guardar.
Um Gosto de Vida é o primeiro livro da Coleção Irmãs Keyes que também li recentemente. Esperava trocar todos os volumes num pacote só, mas acabei adiando anunciar e ficou mais fácil liberar um a um para troca. A coleção também é ok, a edição é bem simples, mas não me vejo relendo este tipo de livro. A troca foi o destino recomendado.
Em julho novamente recebi solicitações, mas só uma troca avançou, pelo livro Verão no Aquário. Apesar de ter adorado os livros da Lygia Fagundes Telles, resolvi que não quero guardar para ler de novo. Eu tinha 6 volumes, mas com essa troca fiquei com 3.
Depois recebi também solicitação para A Primeira Luz da Manhã. Eu gostei bastante dos livros da Thrity Umrigar, mas são tristes e eu não pretendo ler de novo. Não sei porque não teve tanto interesse geral. Ainda tenho outros volumes da autora para troca, mas A Primeira Luz da Manhã eu já não tenho mais.
Em agosto recebi mais uma solicitação para outra leitura recente e enviei Na Escuridão da Noite. Eu esperava outro tipo de livro, por isso tive certeza que trocaria todos os volumes que tenho da editora Essência. Agora, estou sem muitas opções para troca.
Como em setembro e outubro não recebi nenhuma solicitação, resolvi separar mais alguns livros para troca. E em novembro recebi mais uma solicitação para o livro As Meninas, mais um da Lygia Fagundes Telles. Eu pretendia guardar este livro, já que gostei da leitura e pensei que leria de novo. Mas como estou com muito livro em casa, cheguei a conclusão que este eu poderia disponibilizar para troca para tentar diminuir um pouco do que eu tenho. Ele é um estilo de romance, já bem diferente de Ciranda de Pedra, por exemplo. E tem todo o contexto da ditadura assombrando os relatos das Meninas.
Na mesma semana também recebi uma solicitação para Uma Breve História do Século XX, outro livro que eu pensava em guardar, mas me dei conta que era pouco provável que eu chegasse a reler. Foi muito bom recordar resumidamente a história do mundo no outro volume e estava curiosa com o que havia sido relatado no século XX por que quase não se pensa em história do passado recente. Mas vejo que tenho muitos livros não lidos em casa e este provavelmente as meninas não vão aproveitar.

Foi bem curioso como as oportunidades de troca aconteceram este ano. Eu realmente não esperava demorar tanto tempo para realizar uma troca. Mas as 4 que aconteceram em Junho me mostraram que eu estava fazendo certo. No total, consegui enviar 9 livros "meus" e dei mais 6. Não atingi a minha cota de trocas, mas consegui reduzir um pouco do meu total.
De qualquer forma, seguindo o meu planejamento inicial, priorizei as minhas leituras entre os livros elegíveis para troca e desta vez consegui ler bastante. Foram 11 no primeiro semestre e mais 4 no segundo. Veja que li mais do que troquei, então o saldo foi ainda melhor do que eu esperava.
Como também dei alguns livros, estou conseguindo manter o meu total. A minha meta inicial era não deixar passar de 500, mas acabei mudando para reduzir até 400 já que não passava muito de 450. Ainda não atingi esta meta, continua ali, rodeando os 450. Quero continuar trocando e fazendo doações. Quem sabe consigo reduzir para 400?
Sobre os livros infantis, as meninas têm ganhado muitos livros. As duas. Então, logo devo fazer outra separação de livros para doação. Devo enviar um tanto para a escola e também quero separar alguns para o orfanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.