terça-feira, 14 de agosto de 2018

A Tendência das Mães

Não tem uma mãe que não tenha cometido a besteira de achar que outras mães precisam fazer o mesmo que ela fez. Lembrando que crianças não são iguais, temos os dois pontos: o que deu certo para você pode não dar certo para o outro e se você não contar, a pessoa pode estar sem saber o que fazer e você tem a solução mas não contou.
Eu gosto de contar o que eu fiz e o que deu certo. Agora, com dois filhos, principalmente me espanta o tanto que estou reinventando para o segundo. Sempre estive preparada para as diferenças, mas continua me espantando e me frustrando pela forma como acontece. E eu gosto de procurar dicas de outras mães para escolher o que pode dar certo com as minhas crianças. E isso é o fruto da maior insegurança da maioria das mães: conseguir ser uma boa mãe e criar bons filhos.
Eu sei que eu erro, muito. E é curioso como eu perdi o medo de sentar e conversar com o meu marido sobre a insegurança de ter tomado a decisão certa, ou a atitude certa em relação aos filhos. Muitas vezes a nossa preocupação é a mesma mesmo que a opinião seja diferente. 
Então eu quero antes de tudo pedir desculpas por todas as dicas que eu dei que soaram como um manual da boa mãe que eu não sou. Por parecer que eu entendo de um assunto que eu nunca pesquisei, mas me senti no direito de dividir a minha experiência que era só minha. Quero também pedir desculpas para todas as vezes que eu saí contando o que eu fiz sem que a mãe tenha perguntado só pela satisfação pessoal de ter feito algo que deu certo. Eu estava só pensando em mim, e esqueci do sentimento da mãe que teve que me ouvir.
Eu comentei um tempo atrás que eu estava me desapegando de alguns hábitos, e um deles é o de ajudar os outros sem ser solicitada. Provavelmente estou indo por um caminho mais individualista, e porque não, egoísta; de escrever sobre o meu lado e sobre o que só me interessa. Por isso é um blog pessoal. Apesar de eu gostar de procurar opiniões em outros blogues e acompanhar alguns, cada vez mais eu fico com a impressão que posso estar mais desagradando do que agradando com estes textos. Eu tento muito não ser pedante e ficar ensinando outras pessoas a viverem pelas minhas experiências. Eu já evitei amizades com pessoas que tentavam me ensinar a viver ou sentiam que as minhas experiências podiam corrigir as vidas delas. E não é assim que funciona. Eu luto para produzir textos pessoais que possam trazer alguma informação produtiva, mas quem sou eu para ensinar alguma coisa? Sim, eu sou mãe de duas meninas muito diferentes. Gosto de viver intensamente a maternidade. Mas eu só tenho experiência para dividir. Não tenho nenhuma instrução ou conhecimento nesta área que me permita ensinar alguma coisa. Ainda que eu traga dicas, nenhuma delas é sinônimo de sucesso já que cada um é cada um.
Não posso prometer que não vou fazer de novo, mas preciso neste momento pedir desculpas pelos meus excessos. Se tiver algo que eu posso explicar melhor da minha experiência, pode pedir que eu terei prazer em atender. Se eu fui pedante e muito rainha da verdade também faça-me saber que posso tentar melhorar o meu texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.