quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Terminados em Julho

É sempre bom ter este momento de reflexão para saber o que avançou e o que não, bem como ajudar a priorizar o que ainda está pendente. E como a rotina está sempre mudando, continuo tendo muitos produtos perto de terminar e outros que eu termino sem perceber. E como já estamos quase mudando de mês de novo, vamos encerrar o do mês passado.

Produtos Terminados:

Como nos meses anteriores, consegui terminar uma miniatura de sabonete e por incrível que pareça continuo achando um ou outro por aqui. Acabei abrindo um sabonete de tamanho maior então vai demorar para acabar. A embalagem é transparente, então a imagem é meramente ilustrativa.
Também usei mais dois envelopes de shampoo que funcionaram muito bem com o meu cabelo. Um deles é do mesmo que já havia mostrado no mês passado, mas também usei esse outro.
Terminei finalmente o primeiro item para os lábios. Este gloss eu usei todos os dias desde o começo deste ano e esperava ter terminado mais rápido. Ainda tenho dois produtos em uso como meta para terminar este ano e pelo menos um deles deve aparecer aqui em breve.
E finalmente consegui acabar com um dos cremes para pentear que estavam no fim. Eu fui escorrendo o pote e sempre tinha mais um pouco.
Como estava tentando usar os envelopes de creme para o rosto, consegui acabar com o que estava em uso e abri mais um. O avanço tem sido lento, mas continuo avançando.
E o último item foi um sabonete líquido para bebês. Ainda tenho mais dois em uso e dois guardados em casa.

Andamento das Metas:

Eu gostaria de dizer que o meu total diminuiu bastante, mas isso não é verdade. Felizmente estou conseguindo cortar da lista alguns itens, mas ainda temos muitos. E como já disse antes, continuo com muitos produtos perto do fim mas que não acabam nunca.
Já estava incomodada com a demora em terminar um dos produtos para os lábios. Finalmente terminei com o gloss e tenho usado os outros dois produtos todos os dias. Espero conseguir terminar pelo menos com um se não com os dois até o fim do ano para cumprir mais uma meta.
A outra meta que não tenho conseguido avançar é com o uso do esmalte. Tenho tentado um tempinho para pintar as unhas mas já faz tempo que eu não consigo.
E a última meta que ainda estou trabalhando são os produtos que marquei para terminar. Eu já terminei 1 e estou conseguindo fazer uso constante de outros 3. O perfume e o óleo devo terminar em mais alguns meses. A base é difícil dizer e arrisco afirmar que uso tão pouco que não deve acabar. Ao menos estou usando. Mas o creme de hidratação para cabelos tenho usado muito pouco. Infelizmente, este eu tenho pouca chance de terminar.

Produtos Novos:

Apesar de eu não ter usado o sabonete que ganhei da última viagem, ganhei mais um sabonete artesanal da viagem mais recente. Acabei não fotografando, mas está guardado, e um dia, eu uso.

E assim foi mais um mês do ano. Por ter passado da metade tinha esperança de ter terminado mais coisas. Das metas previamente estabelecidas posso dizer que estou indo bem, mas tenho pouca chance de atingir o que ainda está pendente. Vamos torcer para melhorar no próximo mês.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

O Dia em que Eu Dispensei a Faxineira

Eu sonho com este dia devem fazer uns 3 anos. Toda terça, quando eu chego em casa, gasto pelo menos uma meia hora só colocando as coisas no lugar. Muitas vezes tenho que voltar e limpar o chão que ficou uma mancha. Quando vou por a roupa na máquina tenho que pedir ajuda para separar a roupa. E depois tenho que recolher a roupa seca e esconder o que eu não quero que passe. Muitas vezes pego uma roupa para usar e passo raiva ao descobrir que está manchada, descosturada ou queimada e só vi na hora de vestir. Geralmente cuidava destas coisas na hora de passar.
Mas por 3 anos aguentei firmemente pensando que tinha muito serviço e eu não daria conta. Separava roupas para dar ou para jogar fora e ficava pensando que só compraria mais quando tivesse a garantia que não estaria perdida na próxima vez que tentasse usar. Felizmente não senti falta e posso passar com menos coisas, mas senti que o meu esforço para reduzir o que eu tenho foi muito pouco. Quase não fazia diferença. E eu sempre tinha coisa demais para limpar e organizar.
Temos a impressão que a bagunça só diminui quando a criança completa 3 anos e já não usa fralda, não dorme em berço, não toma mamadeira e não precisa mais de carrinho. Mas não tenho condições de esperar mais 3 anos. Confesso que subestimei a minha capacidade de lidar com a roupa. Pela frequência com que lavo roupa em casa e pelo espaço que tenho, sei que já não gastamos tanto e estou conseguindo diminuir. O grande desafio com as roupas será voltar a passar, mas até para isso, as pilhas de roupa para passar têm diminuído bastante. Por isso volto a considerar dispensar a faxineira.
A outra grande responsabilidade que estava delegada à faxineira é a limpeza da casa, das superfícies em geral. A comida, a louça e as roupas, sempre fomos nós quem cuidamos, exceto passar roupa. E a limpeza da casa não é tão complicada assim. O apartamento não é muito grande, não ficamos em casa o dia todo, não temos animais de estimação e somos nós quem guardamos as coisas. Os brinquedos das crianças são as crianças que guardam, nem eu sei guardar tão bem. Tivemos vários episódios de passar semanas procurando determinados objetos que não foram guardados no lugar e a faxineira "escondeu". Por isso, é fácil direcionar mais esta responsabilidade às crianças.
Então porque eu tinha tanto medo de ficar sem ninguém para ajudar? Porque sentia que o tempo gasto com a roupa, a cozinha e até a arrumação da casa já era demais para ter que assumir inclusive a limpeza do chão, das superfícies e dos banheiros. O que eu comecei a questionar é que eu aumentei o tempo que passava arrumando para evitar os desgastes, mas será que eu não poderia gastar o mesmo tempo arrumando e limpando sem a contagem regressiva do dia da faxina se eu mesmo assumisse tudo?
É o que estou tendo que descobrir.
Estou cansada de separar coisas e de ficar guardando objetos para tentar diminuir os objetos expostos e facilitar a limpeza. Tentei reduzir a quantidade de coisas que eu tenho e inclusive estou controlando a compra de muitos objetos. Montar um enxoval de bebê não tem sido tão fácil. Ao mesmo tempo que sei que tenho muitas coisas e estar evitando comprar os itens que já tenho em casa, sei que ainda precisarei de muitas roupas e não as tenho. Tenho medo de não conseguir lidar com as pilhas de roupas e novamente ter que sair correndo para comprar mais e depois não conseguir guardar no armário e ter que deixar tudo por cima. Imaginei que melhorar os espaços para guardar os objetos no quarto ajudaria na organização. Mas ainda não vislumbro o fim do problema.
Durante toda a licença maternidade toda semana eu encarava um desafio. Fiz uma boa limpeza em alguns armários, organizei panos, sacolas, calças, roupa íntima, cadernos, gavetas de panfletos, ímãs de geladeira, embalagens de proteção, CDs, novamente sacolas, pastas de documentos... E sempre encontrando muito pó. Separei algumas sacolas de coisas para vender mas nem mesmo os livros estou conseguindo descartar. Enfim, em breve devo fazer um garage sale, mas enquanto isso, estou aprendendo a cuidar de tudo em família. E todos estão assumindo responsabilidades.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

A Tendência das Mães

Não tem uma mãe que não tenha cometido a besteira de achar que outras mães precisam fazer o mesmo que ela fez. Lembrando que crianças não são iguais, temos os dois pontos: o que deu certo para você pode não dar certo para o outro e se você não contar, a pessoa pode estar sem saber o que fazer e você tem a solução mas não contou.
Eu gosto de contar o que eu fiz e o que deu certo. Agora, com dois filhos, principalmente me espanta o tanto que estou reinventando para o segundo. Sempre estive preparada para as diferenças, mas continua me espantando e me frustrando pela forma como acontece. E eu gosto de procurar dicas de outras mães para escolher o que pode dar certo com as minhas crianças. E isso é o fruto da maior insegurança da maioria das mães: conseguir ser uma boa mãe e criar bons filhos.
Eu sei que eu erro, muito. E é curioso como eu perdi o medo de sentar e conversar com o meu marido sobre a insegurança de ter tomado a decisão certa, ou a atitude certa em relação aos filhos. Muitas vezes a nossa preocupação é a mesma mesmo que a opinião seja diferente. 
Então eu quero antes de tudo pedir desculpas por todas as dicas que eu dei que soaram como um manual da boa mãe que eu não sou. Por parecer que eu entendo de um assunto que eu nunca pesquisei, mas me senti no direito de dividir a minha experiência que era só minha. Quero também pedir desculpas para todas as vezes que eu saí contando o que eu fiz sem que a mãe tenha perguntado só pela satisfação pessoal de ter feito algo que deu certo. Eu estava só pensando em mim, e esqueci do sentimento da mãe que teve que me ouvir.
Eu comentei um tempo atrás que eu estava me desapegando de alguns hábitos, e um deles é o de ajudar os outros sem ser solicitada. Provavelmente estou indo por um caminho mais individualista, e porque não, egoísta; de escrever sobre o meu lado e sobre o que só me interessa. Por isso é um blog pessoal. Apesar de eu gostar de procurar opiniões em outros blogues e acompanhar alguns, cada vez mais eu fico com a impressão que posso estar mais desagradando do que agradando com estes textos. Eu tento muito não ser pedante e ficar ensinando outras pessoas a viverem pelas minhas experiências. Eu já evitei amizades com pessoas que tentavam me ensinar a viver ou sentiam que as minhas experiências podiam corrigir as vidas delas. E não é assim que funciona. Eu luto para produzir textos pessoais que possam trazer alguma informação produtiva, mas quem sou eu para ensinar alguma coisa? Sim, eu sou mãe de duas meninas muito diferentes. Gosto de viver intensamente a maternidade. Mas eu só tenho experiência para dividir. Não tenho nenhuma instrução ou conhecimento nesta área que me permita ensinar alguma coisa. Ainda que eu traga dicas, nenhuma delas é sinônimo de sucesso já que cada um é cada um.
Não posso prometer que não vou fazer de novo, mas preciso neste momento pedir desculpas pelos meus excessos. Se tiver algo que eu posso explicar melhor da minha experiência, pode pedir que eu terei prazer em atender. Se eu fui pedante e muito rainha da verdade também faça-me saber que posso tentar melhorar o meu texto. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

As Metas de Julho

Eu cheguei num ponto em que preciso diminuir a quantidade de itens na lista mas só consigo realizar as atividades recorrentes. Então não faz diferença alguma, saem itens e entram os mesmos itens. Se continuar assim, eu diria que perde um pouco o propósito e fica sempre na mesma. Mas vamos ver como foi o mês de julho. Eu listei 23 itens e esperava diminuir o total. Consegui realizar 5 itens. Poderia ser um pouquinho melhor que isso. Acho que foi excesso de euforia pelos resultados dos últimos meses.

Organização: Por algum motivo que eu não sei bem explicar, avancei bem pouco. Estou conseguindo marcar as roupas da Marina mas esperava já ter acabado. Não vou conseguir tão cedo.
Estou um pouco travada nos meus projetos. Quero fazer muita coisa, mas não peguei nada para fazer. Nem para separar os materiais reservas, nem para organizar os papéis.

Leituras: Finalmente terminei de ler o livro que faltava do Sidney Sheldon. Pouco avancei em outras leituras mas consegui retomar a leitura de uma série que eu pretendo terminar em 2018. E atingi a primeira meta de leitura de 2018 e estou perto de atingir a segunda. Mas isso fica para o próximo mês.
Como não tenho muita coisa para acrescentar e reduzi bastante nos últimos meses, devo reduzir a quantidade de itens desta seção.

Produtos: Finalmente acabei com o gloss que eu vinha usando desde o ano passado. Ainda estou usando os outros produtos e tenho chance de acabar ainda este ano.
Achei que tinha pouco produto no creme para pentear e sempre que eu batia o pote conseguia tirar mais um pouco. Mas consegui terminar.
Também estou usando os envelopes de creme para o rosto e shampoo, então facilmente consegui diminuir 2.
Voltei a usar com alguma frequência a caneta e a borracha, mas estou vendo que vai demorar para terminar. 
Os doces eu perdi o pique e não estou comendo.
De qualquer forma, também não tenho muita coisa nova para listar e devo diminuir.

Receitas: Eu deveria ter atualizado a lista de receitas que pretendo fazer por prioridade. Em maio eu fiz uma papinha de maçã ok. Mas não havia listado nada do tipo.

Outros: Consegui assistir até mais do que 2 filmes, mas não me dediquei a nenhuma das outras tarefas.

Estou tentando esquecer o que estava listado e gerar a lista real. Mesmo que algumas atividades estejam ficando pelo caminho sem serem realizadas. Foi muito bom poder ver os itens avançando e as metas serem atingidas, mas 2018 não tem sido um bom ano para metas. Fiz muita coisa, mas muito mais deveria ter sido feito. Em breve, novas metas mensais.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Balanço Mensal - Julho

Leituras de Julho



Consegui ler bastante mas não o suficiente para compensar os atrasos dos meses anteriores. Preciso de mais uns dois ou três meses assim.. 

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros. faltam 67
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 313
3) Terminar 5 séries da lista. 2/5
4) Tenho e não lidos menor que 200. faltam 129
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 17 + 5
6) Terminar os projetos de leitura em andamento e escolher o próximo autor/coleção. OK
7) Quero ler mas não tenho menor que 100. está em 162
8) Passar de 1500 livros lidos. faltam 61
9) Completar a quantidade de livros propostos das metas de anos anteriores (120+31+57+4). faltam 152

Apesar de atingir a 6 e estar bem perto de atingir a 3 ainda falta muita coisa. A maioria das leituras contribuiu para a 2, mas ainda falta muita coisa.

Lista de Agosto

A lista é a mesma e eu não li nada do que havia listado. Continuo na intenção de terminar a leitura de todos estes livros até o fim do ano, mas já deixei escorregar (de novo!) para agosto.

1. Constituições Federais 3/8
2. Problemas Interessantes de Matemática e Lógica
3. Tecnologia Mecânica v. 03
4. Ensaios Mecânicos Metálicos
5. Cem Anos de Solidão
6.  Amante Libertada
7.  A Ilha Perdida
8. A Grande Rainha
9. A Hospedeira
10. A Senhora da Magia
11. O Mistério do Cinco Estrelas
12. O Prisioneiro da Árvore
13. A Bússola de Ouro
14. Crime e Castigo