segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Os Livros que eu Troquei, 2017, Parte 2

Eu tinha uma meta pouco ousada e bastante realista para as trocas de livros, mas com a crise, comprar livros não é uma prioridade, então pagar só o frete do envio tem sido uma boa opção. No dia seguinte de eu enviar o Décimo livro do ano, recebi outras duas solicitações. Uma delas tive que recusar porque o livro já havia sido trocado e não estava mais disponível, mas a outra, providenciei o envio.
Alguns dos livros que eu troquei já nem contava mais em conseguir trocar. Só que então fiquei com poucos livros disponíveis para troca já que não estou conseguindo ler muitos dos meus e tenho lido mais livros que pretendo guardar. Todo este esforço é para reduzir a quantidade de livros que eu tenho em casa e organizar os livros que pretendo manter, separando mais livros para troca. Estava com duas prateleiras de livros já lidos sendo que a metade de cada uma estava para troca. Agora, mal tenho uma prateleira inteira de livros lidos.
Mas voltando para a encrenca, eu havia parado em maio. Ainda no meio de maio recebi uma solicitação para o livro "Coisas Frágeis 2". Eu gostei de ler estas coletâneas de contos do Neil Gaiman, mas está longe de ser o meu favorito. O volume 1 já havia ido em uma troca e agora enviei o volume 2. Pelo menos 3 pessoas já haviam perguntado sobre o meu exemplar, mas na hora de solicitar preferiram o de outro usuário. Não sabia que tanta gente se interessava por este livro.
Já em junho, voltei a receber mais uma solicitação para "Confie em Mim". Foi um livro que gostei, mas seu que não leria novamente. Já emprestei para algumas pessoas e estava disponível para troca faz uns meses.
Em julho recebi uma solicitação por "Rei Davi". Eu comprei este livro quando estava comprando todos os livros do Allan Massie. Eu gostei e gosto da história, mas assim como muitos outros, cheguei a conclusão que não queria guardar. Estava disponível para troca faz alguns anos e fiquei satisfeita por poder enviar.
Em agosto, apesar de não estar esperando receber novas solicitações, recebi consulta sobre dois livros e enviei mais um: "O Bem Amado". Este livro eu já comentei aqui, eu estava curiosa com a novela e não lembrava muito bem. É uma edição simples de bolso, mas com algumas fotos das gravações. Não pretendia manter.
Já bem no fim do mês também recebi uma solicitação pelo vira-vira: "Conte-me seus Sonhos" e "O Céu está Caindo". Desde que eu li o primeiro romance do Sidney Sheldon eu gostei demais. O que não quer dizer que eu queira guardar para reler. Até que é bem fácil achar estes livros para baixar, mas comprei algumas destas edições de bolso que são bem baratas e tem 2 livros pelo preço de 1.
No começo de setembro recebi uma solicitação pelo outro vira-vira de Sidney Sheldon "Se Houver Amanhã" e "Nada Dura para Sempre" e então o meu total de livros diminuiu em 2.
Já não esperava trocar nada, mas em novembro voltei a receber uma solicitação. Desta vez, por "A Estrada da Noite". Esse livro vale a penas contar um pouquinho mais. Eu gostei bastante, emprestei para algumas pessoas, mas resolvi não manter. Apesar de tudo, a maioria das pessoas que eu conheço ao ler outros livros do autor, não chegam a terminar. Então fiquei com a mensagem de que não teria saudade suficiente para querer reler.
Ainda em novembro também recebi solicitação por "Mil Dias em Veneza". Este foi uma leitura recente, terminei de ler em 2017 mesmo, mas depois que li o livro seguinte, "Mil Dias na Toscana" percebi que não queria manter. Não é o tipo da história que me faça querer ler de novo ou consultar mais pra frente.
No fim de ano é sempre tumultuado fazer envios pelos correios. Como havia aproveitado os meus créditos disponíveis e solicitado vários livros em outubro, também não estranhei não receber mais solicitações. Muito porque estava com poucos títulos disponíveis. Então pausei a estante para não receber solicitações. Ainda vou esperar mais um pouco para liberar. Ao todo, consegui ler apenas 8 livros meus em 2017, o que é muito pouco. Por isso foi tão difícil realizar mais trocas. Mas alguns dos livros que solicitei em troca dos créditos foram presentes, o que foi bom.
E o meu saldo de livros no ano foi de 18 livros enviados. Incrível, né? Ainda mais para quem estava com a meta de conseguir trocar 10. Não é algo que eu posso me esforçar para continuar realizando ou aumentar. Minha única contribuição é ler mais livros e disponibilizar para troca. E este tem sido o meu esforço nestes últimos meses do ano. 
Em 2018, vou aumentar a meta para 12 livros trocados e espero conseguir trocar muito mais do que isso. Também quero manter a média de 50 livros disponíveis para trocas. E junto com isso, quero montar mais pacotes de livros para enviar para outras pessoas e reduzir o estoque de livros que eu tenho.
De uma forma geral, 2017 foi um bom ano. Espero que 2018 seja ainda melhor. Continuarei contando sobre os livros que eu estou trocando e doando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.