sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Experiência de Leitura: "Virgínia Woolf"

Comecei a me interessar por Virgínia Woolf depois de ler Vanessa e Virgínia. Havia comprado um box com as obras da autora, mas descobri que este box não continha as obras mais famosas, tipo Mrs. Dalloway ou Rumo ao Farol.
Optei por ler na ordem de publicação. O primeiro livro foi difícil de terminar, mas não que tenha algo demais nisso. O segundo demorei meses e por pouco não desisti de ler. Os demais a leitura fluiu. 
Pulei aqueles que eu não tenho para terminar logo os livros do box e passar para frente, mas confesso que para cada leitura, fui percebendo um ponto diferente da evolução da escrita da autora.
Ela começa com romances mais tradicionais em que a prosa é descritiva e narrativa, dividida em capítulos. Mais pra frente, os romances passam a ser mais psicológicos e muita coisa passa a ser não dita. A escrita é contínua, não se tem mais a divisão dos capítulos, não está mais claro quem é o personagem de quem se está falando e os acontecimentos já não são contínuos, muda-se de assunto ao mudar de parágrafo parte do contexto fica subentendido.
Em O Quarto de Jacob temos esquetes da vida de Jacob em ordem cronológica sob pontos de vista diferentes. Jacob aparentemente só sofre ações, a vida acontece com ele.
Depois em As Ondas, os personagens se confundem dentro do espaço tempo, em que um diálogo se inicia sem sabermos quem está presente.
E em Entre os Atos, apesar de tudo acontecer num único dia, durante a apresentação de uma peça de teatro, os sentimentos dos personagens interagem com o enredo da peça, as opiniões são contidas e existe todo um formalismo entre o que se espera que ocorra. E é sempre igual, ano após ano, apesar de suas diferenças.
Não sou capaz de qualificar Virginia Woolf como poeta como ela gostava de ser encarada, mas admiro imensamente a capacidade de mudar a forma de contar uma história.
E por fim, não poderia deixar de dizer que Virginia Woolf sempre me lembrará os longos dias em salas de espera para entrar na UTI neonatal. Era a leitura que estava em andamento e que marcou os dias que estive entre lá e cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.