quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Minimalismo

Cada vez mais eu tenho certeza de que é nesta frente que eu vou precisar investir. Eu não sei porque tem gente que não se incomoda, mas eu sempre recebi muita reclamação daqueles acúmulos de coisas que não querem dizer nada. Desde que eu fiz a lista de 101 itens coloquei como parte central da lista os itens de organização que em grande parte significam dar um fim no que está acumulando.
No começo eu nem sabia direito onde eu iria chegar com aquelas metas. E no fim, descobri que eu conseguia desapegar de muita coisa.
Um exemplo é que a primeira coisa que eu fiz quando resolvi inventariar os cremes hidratantes foi jogar todas as embalagens de produtos retornáveis fora. E isso me permitiu voltar a ver o fundo do armário.
Também descobri que para esvaziar o armário, ter poucas coisas e nada vencido, não adianta eu mexer apenas nos cremes hidratantes, tem mais coisa: maquiagem, óleos, algodão, esmalte, produtos para o cabelo...
Acabei descobrindo ainda mais um item que eu tenho em excesso: bijuterias. Mas o primeiro passo é separar o que eu usaria e o que eu sei que não vou usar. 
Depois que fiz uma grande limpa no meu guarda-roupa, restaram duas seções que eu não fiz a limpeza: camisetas e roupas de ginástica e roupas de baixo. Foram desafios que eu não estava pronta para encarar. Até as camisas eu consegui.
Na sala ainda preciso encarar duas arrumações na papelada. Mas felizmente eu consegui encarar um grande desafio: já não compro mais estes itens de papelaria como comprava antes.
Ao que parece, eu tive um período da minha vida que gastei muito tempo e dinheiro comprando coisas em promoção ou adquirindo coisas que eu sempre quis, sem perceber que não significavam mais nada para mim. Ainda me pego procurando coisas para comprar ao invés de perceber que eu não preciso comprar nada. E eu compro coisas que provavelmente eu não preciso, tipo livros... Isso ainda é reflexo de outras coisas mal resolvidas comigo mesma. Quanto mais passamos por uma análise de auto-conhecimento isso tende a desaparecer.
E todo este processo significa que eu ainda vivo com muitos excessos, estou me desapegando aos poucos mas principalmente estou tentando ensinar valores saudáveis para minha filha lidar com a posse das coisas. Para ela é muito claro que eu só vou comprar roupas, brinquedos, alimentos para o lanche e coisas que ela gosta, quando estivermos precisando. E aos poucos tenho feito ela entender que algumas coisas que ela não aproveita mais podemos dar para outras crianças. Fiz ela conhecer o neném que recebe as coisas que não cabem mais nela e não rolou ciúmes. Também fizemos ela separar alguns brinquedos para doar. E aos poucos tenho tentado facilitar este desapego que eu não tenho tanto.
Meu objetivo não é ter uma vida frugal, mas apenas não ter acúmulos desnecessários.
Gostaria de poder resumir em pequenos projetos, mas seria muito parecido com as minhas metas listadas.
Alguns itens são simples: eu consumo e não volto a comprar. Parte da arrumação que eu fiz na cozinha requereu adquirir novos potes e descartar outros velhos. Neste caso preciso ter alguém para quem passar. Mas livros por exemplo, tenho tentado fazer trocas pela internet tipo 2 x 1 e depois passar pra frente. Fiz doações a bibliotecas e escolas. Os arquivos digitais também tenho tentado apagar os repetidos. No próximo backup preciso fazer uma grande limpa. Em alguns casos não sei bem o que fazer. Espero conseguir encontrar soluções.
Uma coisa que é muito importante para esta prática são as fotos. Vou tentar encarar isso melhor.
Pretendo usar este marcador para todas as vezes que vier comentar uma vitória ou talvez remoer alguma derrota em desapegar com algum excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.