quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Item 84: Terminar 5 séries que eu venho adiando

Em 2010 e 2011 participei avidamente do Grupo Livro Viajante no Skoob. Durante este período tive acesso a vários livros "modinha" que eu provavelmente não compraria numa livraria. Mas mais da metade deles eram séries ou livros com continuações e que eu acabei deixando por isso mesmo. No fim de 2013 começou a rolar no Grupo Livro Viajante do Facebook uma lista de séries para terminar e coincidentemente, as listas passavam de 50 séries. Eu achei meio exagerado, mas possível estar por aí. É curioso que quanto têm destas listas, geralmente eu listo mais que a média. Então eu fiz a tal lista e cheguei a 66. Parece mentira, mas não é. Como a lista abrange todo e qualquer livro que tenha continuação é difícil fechar. Algumas séries estavam terminadas e depois o autor resolve escrever mais um volume. Acabo tendo que atualizar constantemente esta lista.
Bom, este virou um item não porque o tamanho da lista estava me incomodando, mas porque ao tentar terminar de ler a série Hush hush eu tive dificuldade em lembrar o que tinha acontecido nos volumes anteriores depois de ter passado dois anos sem ler. Pouco tempo depois fui retomar a série The 39Clues e precisei reler o volume anterior antes de passar para o próximo.
Eu não sei quanto tempo uma série pode ficar parada, nem quanto eu poderia terminar em um ano, mas escolhi aleatoriamente terminar 5 séries para não deixar de lado completamente esta lista.
Outra coisa que me motivou foi o fato de muitas das séries listadas faltava apenas um volume. Claro que em algum momento eu vou ter que encarar as séries maiores. Assim como não deixei de ler livros que iniciam novas séries o que requereu constante atualização. Mas ainda que o total continue o mesmo, a proposta foi ler os volumes que faltavam para concluir as séries em andamento. 
Como eu já tinha muitas metas de leitura, optei por terminar apenas 5 que já tinham sido iniciadas antes da minha lista do projeto. Séries que eu comecei a ler depois e já terminei, como por exemplo a Trilogia Médica ou a Trilogia Millennium, não contam.
Eu também tenho feito o "Séries para terminar" que me orientam para não deixar passar muito tempo sem olhar para esta lista. E nestes eu coloco séries longas inclusive. Sempre que termino uma lista faço outra e ainda atualizo a lista anterior com a data de término de leitura para não deixar a lista muito tempo parada.
A experiência foi rica de altos e baixos. A primeira série que eu concluí foi uma das mais longas desta lista: Percy Jackson e os Olimpianos. Eu havia lido apenas o primeiro volume e em 2015 li os outros 4 e Os Arquivos do Semideus. Gostei. Como eu havia lido o primeiro livro e assistido o primeiro filme, sabia um pouco o que esperar.
A segunda série que terminei (ou achei que havia terminado) foi Os Lobos de Mercy Falls. Havia lido apenas o primeiro pelo Livro Viajante, foi até um livro que a dona veio reclamar que o livro estava estragado, e em 2015 li os outros 2. Gostei da experiência. Depois descobri que tem mais um volume que pode ser também um spin-off que não li. Não voltei para a lista, estou realmente considerando parar por aqui. Esta série foi bem tranquila. 
Para ficar um pouco mais produtivo, escolhi a terceira série justamente pelos comentários de que não valia a pena terminar: "Noite Eterna". A época do Livro Viajante eu havia lido os dois primeiros volumes e por ser o momento das séries de vampiro eu experimentei. Não achei nada demais mas gostaria de terminar. O terceiro volume que li alguns anos depois não tive dificuldade em lembrar do enredo e achei ok, mas depois o quarto e último volume não gostei tanto. 
As minhas últimas escolhas para leitura deste projeto foram leituras relativamente simples. Trata-se do último volume da série Wake e do último volume de Jogos Vorazes. Ambas foram séries que eu gostei muito e estava preocupada de ler o final. Apesar da apreensão não me decepcionei com nenhuma delas. Pelo contrário, gostei ainda mais.
Estou contando estas 5, mas como uma delas teve continuação que eu não conhecia, vou listar mais uma que terminei um pouco depois. Mantive a data de término com a data de término de "A Esperança", mas poderia ser a data de término da "Revolução das Formigas" que é o último volume da trilogia O Império das Formigas. Esta é uma obra curiosíssima. Recomendo fortemente embora não agrade a todos os gostos. Os primeiros volumes eu comprei em promoção e fiquei esperando uma promoção para comprar o terceiro. Lá pelo começo de 2015 resolvi que era melhor comprar os livros que eu quero ao invés de ficar enchendo a estante de livros que eu não li e não tenho pressa em ler. Então comprei e deixei empilhado para pegar quando tivesse uma sobrinha. Como nunca tenho sobrinha e a pilha começou  a ficar muito grande, passei este livro na frente e concluí a leitura no fim do ano.
Além destas, eu terminei mais algumas séries para não deixar em aberto o que comecei no período.
E então foi isso. Apesar de ter concluído o item antes do fim do prazo do projeto, estou me colocando como meta continuar atualizando a minha listinha de séries em andamento e espero reduzir até umas 30 e depois manter. Continuarei refazendo o tópico Séries para terminar e tentando enxugar a lista de série sem andamento. Como dificilmente atinjo 30 no curto prazo, já me coloquei nova meta para uma nova edição do projeto tenho como meta:

012. Terminar de Ler 10 séries.

Independente de quantas estiverem listadas. Se necessário volto a atualizar o andamento desta meta num momento oportuno. Preferencialmente quando eu conseguir diminuir a 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.