quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Mudando de Vida

Não interpretem mal. Não, eu não estou me mudando. É só uma reflexão sobre as mudanças de vida.
Quando eu comecei a publicar sobre a minha vida, eu só queria ter alguns registros das minhas leituras. Foi um momento da minha vida que eu queria ler tudo que eu visse pela frente. E apesar de eu continuar amando ler, mudei muito a maneira com que eu faço as minhas leituras. Neste momento, a escolha das minhas leituras é no sentido de desobstruir as minhas obrigações, sejam as listas de leitura, sejam os livros que eu não pretendo reler um dia e estão parados na minha estante. E estou longe de me livrar desta preocupação.
No segundo momento, eu comecei a tentar acumular as experiências que eu julgava apropriadas. E quase tudo que eu publiquei estava relacionado a metas e coisas que eu queria fazer e cumprir e marcar como minha. Este foi um período intermediário e necessário para a etapa seguinte. Foi um período de ponderação se era o momento certo para partir para outro objetivo. E eu sentia a necessidade de dar por encerrado o período anterior. Eu percebi que essa mudança estava acontecendo quando eu comecei as minhas metas de leituras mas também coloquei outras metas. Também entrei em outros desafios que foram neste sentido.
E o terceiro momento, de tentar simplificar a minha vida, é um pouco mais perto do que eu poderia dizer como o momento atual. Ainda carrego muita coisa que não consegui me libertar da fase das leituras e da fase das metas. Posso dizer que entrei no minimalismo, tentei tirar coisas da minha vida, mudei alguns hábitos e agora estou trabalhando para ter mais tempo livre. Por isso, prefiro dizer que estou tentando simplificar a minha vida. Mas eu vou falar melhor da combinação num outro momento.
Para agora, o que eu fiquei curiosa foi como esta mudança acontece na vida das pessoas. Na maioria vi esta mudança ser despertada pela maternidade/paternidade. Na busca de ter mais tempo com a família e se ver menos sufocado nas atividades de rotina e continuar tendo tempo para si. Vi muitos adotarem estilos de vida para recorrer a outras formas de renda sem depender de um emprego formal, aqui aparecem os digital influensers, coaches, personal alguma coisa, artesão, consultor, free lance... Nada contra estas carreiras, acho que há espaço para tudo, principalmente para quem tem o dom para isso. Mas me espanta a forma como estes tipos de ocupação profissional só apareceu na vida destas pessoas como forma a recorrer num momento em que era necessário ter mais tempo. Algumas vezes nem é por trabalhar menos horas, mas por poder fazer o seu horário de forma mais flexível. Outras vezes é para poder se fazer mais presente em casa sem tantas viagens. 
Não vou mentir que eu não gostaria de ter uma ocupação que me proporcionasse mais tempo em casa e mais tempo fazendo as minhas coisas. E fazer destas preocupações a minha ocupação, melhor ainda. Mas ainda não consigo encarar isso como meio de vida. Tenho a impressão que esta onda vai passar. E eu teria que voltar a batalhar por outro meio de vida depois de uns poucos anos. Apesar de muitos serem contra a reforma da previdência e da CLT, abrir esta possibilidade de outras formas de contrato de trabalho, mais flexíveis, mesmo que seja necessário se aposentar mais tarde, de preferência com possibilidade de reversão seria muito mais proveitoso do que a perda de tantos profissionais qualificados para outras funções menos especializadas apenas por conta da flexibilidade de tempo. E isso é o que mais pesa na minha decisão. Eu tenho uma qualificação bem especializada, e faltam profissionais qualificados. Se eu sair desta função para outra, vão colocar uma pessoa menos capaz e a qualidade do serviço prestado vai diminuir. Será que isso é justo? 
Eu acho que mudar é importante, apesar de a maioria das pessoas ter tanta resistência à mudança. A mudança gradual acaba tendo um impacto menor. Mas no meu caso, prefiro estar aberta à possibilidade de mudança e reavaliar a situação de tempos em tempos para encontrar a melhor oportunidade. Talvez um dia eu mude meu meio de vida, mas até agora, sempre percebo que a situação está mais favorável para o meu plano de vida original. E então eu volto a me concentrar nele ao invés de tentar mudar. Quem sabe um dia eu largo tudo...

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Retomando a Faxina Parte 7

Antigamente, eu aproveitava as férias para avançar na arrumação da casa e fazer as minhas faxinas. Ultimamente, nem sei o que é isso, por isso penso que faço a faxina de forma constante, mas a passo de tartaruga.

Organizar o quarto das meninas: Neste mês guardei muita coisa de volta nos armários ao invés de tirar. E a pior parte é que não sei o que fazer com estas coisas. Até tentamos separar alguns brinquedos, mas tirei muito pouco. A única coisa que consegui passar pra frente foram os sapatos.
A parte das roupas avançou bem, mas no sentido de encher sem comprar. Senti falta de algumas peças, mas tentei improvisar com o que eu tenho sem comprar roupas novas.

Armário de documentos: De novo, foi grande a quantidade de papéis que eu precisei mexer. Descobri mais uma apostila que eu finalmente iria fazer uso e retirei do arquivo morto. 
Cometi a besteira de deixar brincar com os clipes e agora tenho clipes pela casa inteira, no carro, no meio das roupas. Só não tenho mais guardado no porta lápis. 
E novamente nas sacolas que eu consegui separar mais coisas. 

Produtos de beleza: Novamente, conseguir terminar uns poucos produtos me deixa animada. Desta vez, estou tendo a chance de gastar as últimas amostras de shampoo, condicionador e creme para pentear. E com a gaveta ficando mais vazia, sou obrigada a trazer mais produtos para uso. 

Livros, CDs e DVDs: Conseguimos trocar alguns livrinhos de lugar, e separamos para doação os 5 livrinhos que voltaram da escola. Reorganizei as prateleiras de livros infantis e reduzi mais uma prateleira minha para as crianças. Tentando liberar espaço do móvel do escritório, mais um livrinho infantil foi doado para a escola, mas a pilha ainda está grande.
Coloquei mais alguns livros meus para troca e já estou pensando na minha próxima pilha de livros para doação para abrir espaço.

Materiais de Escritório: Precisei mexer nas minhas gavetas para separar alguns materiais. Conseguimos trabalhar nos livrinhos de atividades e em outras atividades de artesanato. 

Guarda-roupas: As minhas camisas estão ficando num estado lastimável. Marcas de queimado e pequenas manchinhas. Ainda não pretendo descartar, mas claramente estão chegando ao fim da vida útil. Como descartei uma calça jeans, a outra que separei para usar de forma mais intensa já está mostrando sinais fortes de desgaste e não deve durar muito tempo. Por incrível que pareça, também estou perto de descartar algumas meias e calcinhas. 

Cozinha: Eu juro que estou tentando esvaziar a bancada, embora pareça que cada dia tem mais coisa por cima. Também coloquei em potes os produtos recentemente comprados e que estavam por cima da bancada. 
Apesar de não ser um produto de cozinha, utilizamos alguns potes de bolhas de sabão que estavam por cima da bancada. Estamos longe de terminar.

Não gosto do avanço que estou fazendo e da sensação de que não consigo terminar a faxina. Vislumbro ser capaz de eliminar ao menos um item até o final de 2019.

sábado, 10 de agosto de 2019

Balanço Mensal - Julho

Leituras de Julho


Consegui ler um pouco mais do que em junho e mais livros meus. De quebra também terminei mais algumas coleções de livros, mas nada excepcional. 

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. faltam 21
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 277
3) Terminar 5 séries da lista. 4/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 43
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 17 + 5
6) Trocar 12 livros. OK
7) Quero ler menor que tenho. faltam 40
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/6

Atualizei o cadastro dos meus livros e aumentou os meus totais. Os livros de troca eram somados e subtraídos automaticamente, mas já não está acontecendo. Então preciso percorrer um a um e atualizar o cadastro. Com isso, afastei das metas 4 e 7, mas ainda posso cumprir.
Dúvida cruel se eu devo contar como série da lista aquela que eu comecei e terminei neste mesmo ano... Se sim, já atingi a meta 3, se não, preciso tentar terminar logo que falta pouco. Avancei nas metas 1 e 2. Comecei a avançar na 8, mas muito longe de atingir. Estou começando a pensar nas minhas metas para 2020. Muitos desafios pela frente.

Lista de Próximas Leituras

Continuo não indo muito bem. Estou conseguindo cortar apenas um livro por mês desta lista. E todos os outros que leio nem havia me dado ao trabalho de listar. Ainda bem que estou usando esta lista mais curta.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. A Prostituta de Pentecost Alley
5. Tempo entre Costuras

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

As Metas de Julho

Apesar de pensar em julho como mês de férias, tive menos de uma semana de férias com as crianças em casa. Com isso, eu provavelmente fiz ainda menos coisas que nos meses anteriores. Tentei priorizar as atividades com as crianças, mas mesmo nestas, fui obrigada a fazer da vontade delas, e não da minha. Enfim, dos 20 itens listados já que não tentei acrescentar nada, terminei apenas 2. Poderia ser melhor, mas também poderia ser pior.

Organização
Gastei muito tempo de novo com as roupas.Tirei muita roupa dos armários, mas ainda não tenho o que fazer com o que eu tirei. Preciso descobrir para quem repassar.
Comprei as roupas de cama que eu tinha feito conta que faltavam. Ainda não consegui reorganizar o que eu tenho, mas por enquanto, já tenho o novo, falta só resolver o velho.
Estou longe de avançar com os materiais de escritório, mas finalmente voltei a mexer com alguma coisa. 

Leituras
Refiz uma das listas de leitura e com isso consegui organizar a priorizar as leituras mais imediatas. E então peguei mais uma série para terminar, Wherlocke, e fui melhor que imaginava. Também não tentei terminar muito mais do que isso, mas ao menos estou avançando nas metas.
Eu gostaria de ter terminado a edição do kindle book. Está bem demorado, mas estou me esforçando para acabar pelo menos uma por mês nos próximos meses. A deste mês ficou por pouco.

Produtos
Estou bem perto de descartar as borrachas, estão parecendo retalho e logo terminam.
Os dias em casa também ajudaram a avançar com as balas e jujubas. Estou longe de terminar, mas pelo menos consegui fazer caber tudo num pote só.
E voltei a usar alguns envelopes de amostras, pelo menos na quantidade suficiente para atingir a meta do mês. 

Receitas
Ainda não foi o pãozinho da escola, mas pelo menos tive a oportunidade de experimentar uma receita de bolo de casca de abacaxi. Usamos a receita numa tarefa da escola e aproveitei para experimentar e resolver se mantenho ou descarto. Não foi uma receita aclamada, mas por enquanto ainda está favorável a manter.

Outros
Trabalhamos muito nos livrinhos de atividades, mas neste momento estamos longe de terminar alguns dos grandes. Se pelo menos conseguirmos tirar dois desses da pilha até o final do ano, podemos retomar alguns dos menores. Péssima ideia deixar tantos travando. Fiz de tudo para evitar, mas não deu.
Voltei a trabalhar na apostila para descartar, avancei bastante mas não acabei. Dei uma desanimada com tanta coisa para fazer.

As minhas metas mais longas ainda são as que me deixam mais travada. Precisava terminar mais coisa para poder ter mais metas curtas, mas não tem jeito, são coisas que eu quero fazer, mesmo que devagar.