segunda-feira, 25 de junho de 2018

Item 49: Identificar todas as roupas da Ágata

Bom, essa é uma exigência da escola. De qualquer escola. E eu vim convivendo com o risco de perder coisas inclusive peças de valor sentimental por disponibilizar para uso na escola sem nome. Felizmente, pouco ou praticamente nada se perdeu. Foram mais brinquedos, mas foi um aprendizado.
A maneira mais fácil de fazer essa identificação é com caneta marcador permanente. Existe inclusive com a ponta fina e é do tipo pincel atômico. O resultado é melhor do que com caneta para tecido. Mas tudo na vida tem um "mas"...
Não poderia colocar o nome numa roupa que não é minha; quer dizer, uma roupa que veio emprestada de uma criança e que eu devo devolver depois. Também não tenho como colocar nome com caneta por cima do nome de outra criança.
Eu não tenho muita frescura com roupa usada, mas não gosto de ver a criança mal vestida, com roupa suja, apertada ou que não lhe cai bem. E posso dizer com a consciência tranquila que sempre deixei vestir a roupa que convinha, mesmo que a combinação ficasse estranha. Assim como respeitei quando simplesmente a criança cisma que não vai por a roupa de jeito nenhum. Geralmente conseguia reverter esta situação.
Nos primeiros anos a criança cresce e perde roupa tão rápido e ao mesmo tempo suja tanta roupa que era preciso calcular pelo menos 3 mudas por dia. Como lavo roupa e passo uma vez na semana, precisava ter pelo menos uns 20 conjuntos de cada tipo (calor, meia estação, frio) e ainda aquelas peças coringa que quebram um galho quando o tempo muda de repente, uma roupa mais em ordem para uma festa ou casamento, etc.
A minha sorte foi sempre ganhar muita coisa, então não precisava comprar tanto. Por outro lado, não dava conta de arrumar e guardar as roupas. E com isso, elas me enlouqueceram. E eu já comentei sobre o meu problema com roupas.
Hoje consigo ter um pouco mais de ordem. Pretendo poder comprar menos e reduzir a quantidade de roupas em uso por semana (já que está maiorzinha e não suja tanto). E vou tentar começar a contar com as roupas que ganho para ter uma folguinha. E por isso passei a acreditar ser capaz de identificar todas as peças de roupas.
Até então, estavam marcadas apenas os uniformes. Então comecei a separar as roupas nas sacolas, como chegavam em casa e só guardava no armário depois de identificar. Também coloquei como rotina sentar todo domingo entre 18 e 22 horas para fazer isso (geralmente depois que acaba a nascar e começo a preparar a casa para a rotina da semana seguinte). Em geral gastava uma ou duas horas com isso por semana no máximo, mas é o tipo de coisa que facilmente deixo de fazer.
Além das roupas das sacolas, que algumas precisei experimentar antes de colocar na pilha, passei a fazer isso também com a roupa passada. Aos poucos, todas as roupas que saíam do guarda roupas para serem usadas só voltavam identificadas. E também tentava colocar em uso de preferência o que ainda não havia sido usado. Por isso consegui separar um pouco de roupa toda semana e as pilhas não cresceram tanto.
Com a reforma do guarda roupa, precisei tirar tudo e ficar entulhada por alguns meses até ter os lugares novos para guardar. Estabeleci como princípio só guardar no armário novo o que tivesse sido experimentado e aprovado para uso e também estivesse com nome. Assim, apesar de ainda ter uma pilha grande consegui marcar tudo.
Deu muito trabalho, foram muitos meses, mas com a redução da quantidade de coisas estou conseguindo manter a rotina e deixar todas as roupas identificadas.
Depois que venceu o prazo do projeto, sabia que ainda conseguiria terminar um tanto de itens, principalmente os que já estavam em andamento. Este foi um dos que eu precisava manter e sabia que poderia terminar. Demorei, MUITO. Mas finalmente terminei no fim destas minhas férias: 25/06. Outros projetos e organizações que pretendia fazer foram sendo adiados. Novamente, estou tentando terminar o que eu comecei antes de perseguir novas metas e quem me ajuda é a página de metas mensais. Estou indo muito bem por lá.
Tenho como proposta fazer a mesma coisa para a Marina, mas não vou colocar como meta. A esperança é aproveitar a rotina e já ir fazendo desde já.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Terminados em Maio

Finalmente senti que houve algum avanço apesar de ter voltado a comprar. Mas vamos ao que importa.

Produtos Terminados:
Logo no começo do mês consegui terminar com o primeiro sabonete líquido que eu estava usando desde o ano passado. Então peguei para usar uma miniatura que faltava de sabonete líquido que também acabei. E então consegui cumprir a primeira meta do ano, acabar com o tipo de produto sabonete líquido. Mas isso serve só para mim, as meninas ainda usam.
E falando nos produtos das meninas, também terminamos com o último sabonete líquido de recém-nascido e começamos a usar os sabonetes de bebês. Destes ainda tenho muitos em casa e vai ser bom começar a diminuir a quantidade.
Ainda dos produtos terminados, consegui terminar este shampoo que eu estava usando faz muito tempo. Por ser uma embalagem de 400ml, durou muito. Eu pretendia usar alguns envelopes junto para não cansar, mas acabei desistindo. E como eu ainda tinha alguns envelopes de shampoos em casa, usei algumas miniaturas. Mas isso é assunto para o próximo mês.

Andamento das Metas:
Depois de tanto tempo chateada por pouco avançar, este mês consegui reduzir alguns produtos. É claro que ainda estou muito longe da meta, mas finalmente senti um avanço. E a tendência ainda é continuar assim mais um pouco. Creio que devo ter baixado de 200 itens. E ainda estou terminando um repelente, um sabonete infantil, um creme para pentear, um gloss, um hidratante corporal e um sabonete.
Como contei acima, atingi a primeira meta de acabar com os sabonetes líquidos. Agora voltei a usar os meus sabonetes em barra. Já tinha um em uso e também vou pegar os menores para usar em seguida.
A meta do creme facial eu estou perto de terminar. E isso é muito bom. Ainda tenho muitas amostras, mas quero terminá-las e começar o outro creme ainda este ano.
Dos produtos para os lábios, o gloss que eu vinha usando está no fim. Já deixei a embalagem tombada e está difícil de aplicar. Em pouco tempo deve acabar. Então voltei a usar o batom com o pincel, também para me acostumar. Preciso de alguns meses para terminar e partir para o terceiro produto.
Dos produtos que listei para terminar persisto no mesmo desafio. Estou usando diariamente o óleo de bebê e o perfume. O óleo está avançando e dará tempo de terminar até o fim do ano. Já o perfume não estava percebendo avanço. Neste mês, achei que diminuiu o volume e devo terminar nos próximos meses. Já a base e o creme de tratamento uso às vezes, muito pouco. Espero terminar muitos produtos ao longo do ano para conseguir me dedicar a outros produtos sem ficar preocupada com a meta.

Produtos Novos:
Pretendia me manter fiel a não comprar nada além do necessário. Estou satisfeita com o que comprei mas podia ter feito melhor. Comprei um condicionador infantil. Depois caí em mim que poderia ter comprado a embalagem menor. Ainda bem que comprei só este. Como estou com alguns produtos no fim para os quais não tenho substitutos, no próximo mês devo comprar também.

Não é que o cenário está mais animador? Ainda tenho um longo caminho pela frente e muita coisa para acabar. Maio foi um mês bom, mas tenho que garantir que junho e julho também sejam.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Balanço Mensal - Maio

Leituras de Maio



Deu um pouco de desespero o pouco que vinha lendo, então corri para ler muitas leituras pretendidas este mês. Pena que esta leitura de Sidney Sheldon não rendeu muito, mas recomendo o autor. Ken Follet eu também recomendo, mas não tenho mais nada dele para ler por enquanto.

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros. faltam 87
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 328
3) Terminar 5 séries da lista. 2/5
4) Tenho e não lidos menor que 200. faltam 131
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 17 + 5
6) Terminar os projetos de leitura em andamento e escolher o próximo autor/coleção. faltam 2
7) Quero ler mas não tenho menor que 100. está em 162
8) Passar de 1500 livros lidos. faltam 80
9) Completar a quantidade de livros propostos das metas de anos anteriores (120+31+57+4). faltam 172

Então estou perto de terminar as primeiras metas. Em maio e junho o foco continuará sendo atingir a 6 e a 3. Em seguida quero focar na 5 e na 7 que tenho chance de atingir até o fim do ano. As demais, só quero ver até onde consigo chegar. 

Lista de Junho

Ainda tenho muita coisa que trouxe do ano passado. Pretendo avançar muita coisa desta lista em junho.

1. Constituições Federais 3/8
2. Problemas Interessantes de Matemática e Lógica
3. Tecnologia Mecânica v. 03
4. Ensaios Mecânicos Metálicos
5. Cem Anos de Solidão
6.  Amante Libertada
7.  A Ilha Perdida
8. A Grande Rainha
9. A Hospedeira
10. A Senhora da Magia
11. O Mistério do Cinco Estrelas
12. O Prisioneiro da Árvore
13. A Bússola de Ouro
14. Crime e Castigo

domingo, 3 de junho de 2018

As Metas de Maio

Este mês eu tive sorte de terminar muita coisa que pretendia ter terminado no mês passado. A lista ainda está maior do que eu gostaria, mas estou satisfeita de terminar 4 dos 26 que estavam listados. Na verdade, estive perto de terminar mais itens, só não aconteceu.

Organização: Apesar de ter assistido alguns DVDs, pouca coisa separei e ainda não estou satisfeita com a organização. 
As roupas eu também vim marcando mas ainda não terminei. Falta bem pouco agora.

Leituras: Eu pretendia e poderia ter terminado muita coisa, mas atingi finalmente a primeira meta de leitura, com grande ajuda desta lista. Finalmente terminei os livros da Agatha Christie e já disponibilizei para troca.
Os livros do Sidney Sheldon até voltei a ler, mas não consegui terminar tudo o que faltava. Mas estou avançando e devo terminar mais uma meta de leitura.
Um pouco mais motivada nas leituras, consegui ler os livros da trilogia Irmãs Keyes e já peguei outras coisas para ler.
As revistas eu consegui ler um pouco mas deveria ter me dedicado mais. Quero fazer resenha dos materiais e as dicas que as revistas me influenciam, por isso a demora.

Produtos: Então terminei o sabonete líquido. Também usei o esmalte algumas vezes e esperava terminar, mas este produto é infinito.
As balas e jujubas consegui diminuir bastante, mas ainda temos algumas. Agora quero focar em outros produtos que estão perto de vencer.
A caneta e a borracha tenho usado menos já que não estou trabalhando ainda, mas vejo que logo termino.

Receitas: Apesar da necessidade, acabo sempre variando entre receitas que já estou acostumada a fazer e pouco consulto o meu caderno. Então aqui, apesar da lista, mal chego perto de fazer.

Outros: De novo, conseguimos trabalhar nos livrinhos o mês todo e terminamos mais um. Não fez nem cócegas no espaçador.
Eu cheguei a assistir bastante no mês passado mas não terminei os episódios da primeira temporada de Buffy. Ainda tenho outras séries no plástico e outras séries em andamento. Vou listar outra para junho e espero avançar mais rápido.
No próximo mês a Marina começa na escola e preciso ter todas as roupas dela marcadas. Comecei este mês, e foi o que atrasou com as roupas da mais velha e as outras costuras que estava fazendo. Não sei se terminarei, mas estou avançando.

Não está fácil. Poderia listar muito mais coisas a fazer, e talvez conseguisse acertar quais eu vou terminar. Ainda tenho muita coisa atrasada que eu sonhava fazer durante a minha licença. Mas por tudo o que passamos, preciso ficar satisfeita com o que deu certo.