Já faz uns dias que eu estava ensaiando falar sobre o andamento das minhas ações de organização. Mas o que este projeto tem de melhor é pensar a longo prazo mas somar de pouco em pouco até atingir o todo.
Eu devo ter sido um pouco burra na hora de fazer a lista porque pouca coisa eu consigo refletir no meu esforço diário. E acreditem, todo dia estou fazendo um pouquinho do que é necessário para tentar atingir os itens da lista. E não só eu, meu marido acaba ajudando. Mas o fato é que passou mais um mês e parece que pouca coisa foi feita e nenhum item concluído.
O mês de agosto havia sido um mês difícil porque eu me meti naquele desafio doido. Então em setembro, mal consegui pegar algum livro para ler. Acabei me dedicando para outras atividades que não estava priorizando, por isso não caminhou muito.
Em contrapartida, nesta de pegar outras coisas que eu não havia priorizado, acabei listando outros 4 itens extras. São itens que eu poderia ter listado, mas não pensei e que agora vejo que vou acabar me dedicando a estes itens ao invés dos que já estão listados. Por isso coloquei como extras para que quando eu resolver que vou desistir de um item, substituo por um desses. E foram em 3 destes itens que eu mais evoluí neste mês.
Outro item que avançou neste segundo mês foram as revistas que estavam paradas. Eu havia descartado 6 em agosto e já li mais 4 em setembro. Pelo menos uma das pilhas eu consigo terminar no próximo mês. Ainda vai faltar a outra que eu não contei exatamente quantas tem.
Por conta de vários motivos que não vêm ao caso, eu tive que repensar várias coisas na minha vida, inclusive minhas perspectivas profissionais: trocar de emprego, fazer outra pós-graduação, aceitar uma transferência para Brasília, prestar concurso público, parar de trabalhar... Isso está me bloqueando em vários sentidos e eu já não sei o que fazer. Pensei em escrever de várias maneiras, mas em todas elas eu tinha a impressão que mais parecia uma carta de despedida da vida e eu preciso continuar a viver. Ainda que a minha vida seja um inferno em muitos aspectos, embora não em todos.
Talvez eu dê outra parada de muitos meses aqui e em meus projetos. Em minhas leituras e sobre as coisas que eu leio. E talvez eu nem tenha mais tempo para ler. Então não estranhem o meu sumiço. Talvez também seja uma crise de alguns dias e tudo volta ao normal. Nada melhor que um dia atrás do outro.
Segundo mês:
itens concluídos até o momento: 5
itens em andamento: 23
itens pendentes: 77
De tudo um pouco e um pouco de mim. Como na Fábula, a Tartaruga avança lentamente, mas nunca deixa de avançar. Acompanhe meus projetos e minhas leituras
terça-feira, 30 de setembro de 2014
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Séries que eu quero terminar
Sempre que eu leio algum livro de um autor e gosto acabo me interessando por todos os livros dele. Com séries também gosto de pegar e ler até o final, tudo. Depois que eu comecei a participar no grupo do Livro Viajante, comecei a ler várias séries sem tanta pretensão de terminar. Por outro lado, outras eu deixei sem terminar para priorizar os livros que chegam pelo livro viajante e meio que esqueci. Quando vi o vídeo da Nine, lembrei que eu também tenho um tanto parado e vou listar as 5 que eu pretendo retomar e concluir o mais breve possível, não necessariamente nesta ordem.
A Esperança (Jogos Vorazes vol. 03)
Quando eu comecei a ler a série fiquei completamente envolvida, mas conforme fui lendo os comentários sobre o terceiro volume foi diminuindo a vontade de ler e acabei encostando na ideia. Confesso que estou com receio de me decepcionar, por isso acabo sempre adiando. Conforme mais gente vai lendo, corro o risco de descobrir o final pela boca de outro alguém. Então quero concluir esta leitura logo. Como está na minha lista de espera, pretendo ler ainda em 2014 ou começo de 2015.
Edit.: Lido em 05/11/2015.
Gone (Wake vol. 03)
Esta série Wake não é nada excepcional, mas sei lá por que eu adorei o primeiro volume, arrumei um jeito de encaixar o segundo volume no meio das leituras que eu estava fazendo e me esqueci do terceiro. Este eu não estou com muita expectativa para a leitura, não tenho receio de me decepcionar, mas seria melhor que eu terminasse logo. Vou tentar encaixar na minha lista de leitura e concluir no fim de 2014 ou começo de 2015.
Edit.: Lido em 17/09/2015.
A História do Ladrão de Corpos (Crônicas Vampirescas vol. 04)
Os três primeiros volumes eu li pelo Livro Viajante, mas o quarto eu comprei e acabei deixando parado. A série é longa, mas a história é boa. Confesso que gosto mais dos filmes já que tive muita dificuldade de concluir "Entrevista com o Vampiro", mas sinto que se demorar muito tempo vou acabar tendo que reler tudo. Para manter o ritmo havia estipulado este livro na meta para 2014 mas até agora nem peguei da prateleira. Vou tentar pelo menos começar em 2014, mesmo que termine em 2015.
Edit.: Lido em 14/10/2015.
A Revolução das Formigas (Formigas vol. 03)
Confesso que esta série eu comecei a ler pela capa. Sério, é maravilhosa. Tem desenho de formigas em alto relevo e tal, muito bem pensado e bem feito. Mas a história não me decepciona. Tanto durante a narração das formigas, os enigmas de lógica ou as passagens da "Enciclopédia de Saberes Relativos e Absolutos". O problema é que nunca achei a coleção com um preço atrativo e comprei um volume por vez quando encontrava um desconto. Então ainda não tenho este terceiro volume que é o mais caro. Não sei quando irei ler, mas provavelmente quando eu comprar, vou ler em seguida.
Edit.: Lido em 30/12/2015.
O Talismã do Poder (Crônicas do Mundo Emerso vol. 03)
A história deste volume é muito parecida com a que contei do "A História do Ladrão de Corpos": comecei a ler pelo livro viajante, depois comprei numa promoção o terceiro volume e não sei por que ainda não li. Esse é o último volume da trilogia mas depois tem as outras séries vinculadas da autora (não sei se são exatamente continuação). Está na minha lista de leitura para 2015. Se eu terminar a lista de 2014 antes do fim do ano, espero poder adiantar esta leitura. Mas é pouco provável.
Edit.: Lido em 28/03/2016.
Bom, tem mais 60 séries ou trilogias ou continuações de livros que eu já comecei mas não concluí. Comecei a contar mas meio que perdi a conta. Também comecei a listar as séries ou trilogias ou sequências de livros que eu concluí em 2014 e não está tão mal. Se pelo menos eu conseguir não aumentar a lista já me dou por satisfeita. O que mais tem acontecido é eu terminar de ler um livro e descobrir que o autor voltou a escrever para aqueles personagens. Os livros que eu baixo no kindle também geralmente são parte de uma história de um livro que está disponível para compra, então aumenta ainda mais a lista de livros para ler.
Edit.: Apesar dos esforços que fiz em 2015 para terminar séries em andamento, o total meio que se manteve. Em alguns momentos diminuiu e em outros aumentou. Mas o simples fato de não continuar aumentando foi muito bom. Pretendo repetir esta lista em 2015 como nova meta para 2016.
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Balanço do Projeto de Organização Pessoal
Eu pretendia fazer esse balanço todos os meses, sempre no dia 23. Mas passou o primeiro mês e eu esqueci de fazer. Quer dizer, agosto foi um mês muito louco para mim e muitas coisas ficaram confusas.
Eu comecei o projeto já muito dedicada, iniciando várias coisas que eu pretendia fazer. O problema não é começar, mas terminar.
Já em julho e começo de agosto eu concluí 5 itens, sendo que 4 já eram esperados. O item 91: Comprar um terno novo foi o primeiro e mais simples. Meu marido já usou o terno e foi um sucesso. Em seguida, aproveitei alguns minutos (que achei que pudesse demorar horas) e concluí o item 72: Limpar meu perfil do Orkut. Foi bem simples e em seguida já excluí o perfil. Não quero migrar as informações para o Google Plus. Os outros dois itens já estavam programados para eu cumprir nas férias: item 12: Visitar Paraty e item 18: Fazer um passeio de barco. Mesmo estando encaminhado, coloquei na lista para que eu não acabasse desistindo por um motivo bobo e não realizasse as minhas intenções. O outro item que eu cumpri foi inesperado item 93: Comprar uma cesta de piquenique. Sobre este eu ainda não escrevi porque quero fazer um piquenique antes de escrever.
Sobre os itens em andamento, alguns são bastante trabalhosos. Tenho 18 em andamento, sendo que 2 estão praticamente cumpridos. Não quis colocá-los como cumpridos até que acerte alguns detalhes. Para terminar a decoração do escritório ainda preciso enquadrar e pendurar a tela que trouxemos de Fortaleza e para terminar a separação de roupas, quero que todas estejam no lugar.
Tem alguns outros itens como zerar minha planilha de livros que pelo menos eu resgatei a planilha e atualizei para descobrir quanto faltava. Outro item das revistas, não tinha ideia de quantas havia em casa, agora estou atualizando sempre que possível. Minha mesa da sala já está quase vazia.
Também comecei a pegar materiais para estudar e foi uma atividade bem difícil.
Tem alguns itens que eu gostaria de já ter iniciado e pretendo fazer em breve. Provavelmente, quando estiver com mais itens em andamento vou ficar mais motivada. Também têm outros itens que eu preciso esperar a conclusão de anteriores (é meio esquisito, eu sei, mas eu precisava listar separado).
A outra loucura que eu fiz foi iniciar outras atividades de longo prazo que não estavam listadas. Então cadastrei como itens extras. Provavelmente não vou concluir todos os itens da lista, mas provavelmente, com os itens extras, vou chegar mais perto do total. Isso é bem contra o espírito da lista, por isso, assim que eu tiver certeza que estou desistindo de um item, vou substituí-los. Também porque a gente muda, as prioridades mudam. O normal é desistir primeiro e depois procurar algo para substituir. Eu estou no contrário.
Vou continuar trabalhando com listas (To Do) de curto prazo, mas com esta lista de longo prazo estou conseguindo fazer algumas coisas. Espero no próximo mês poder completar mais alguns itens. E também tomar coragem para iniciar mais coisas que estão paradas.
Não coloquei como meta escrever sobre cada item que eu concluí, mas quero continuar fazendo isso.
Primeiro mês:
itens concluídos até o momento: 5.
itens em andamento: 18.
itens pendentes: 78.
Eu comecei o projeto já muito dedicada, iniciando várias coisas que eu pretendia fazer. O problema não é começar, mas terminar.
Já em julho e começo de agosto eu concluí 5 itens, sendo que 4 já eram esperados. O item 91: Comprar um terno novo foi o primeiro e mais simples. Meu marido já usou o terno e foi um sucesso. Em seguida, aproveitei alguns minutos (que achei que pudesse demorar horas) e concluí o item 72: Limpar meu perfil do Orkut. Foi bem simples e em seguida já excluí o perfil. Não quero migrar as informações para o Google Plus. Os outros dois itens já estavam programados para eu cumprir nas férias: item 12: Visitar Paraty e item 18: Fazer um passeio de barco. Mesmo estando encaminhado, coloquei na lista para que eu não acabasse desistindo por um motivo bobo e não realizasse as minhas intenções. O outro item que eu cumpri foi inesperado item 93: Comprar uma cesta de piquenique. Sobre este eu ainda não escrevi porque quero fazer um piquenique antes de escrever.
Sobre os itens em andamento, alguns são bastante trabalhosos. Tenho 18 em andamento, sendo que 2 estão praticamente cumpridos. Não quis colocá-los como cumpridos até que acerte alguns detalhes. Para terminar a decoração do escritório ainda preciso enquadrar e pendurar a tela que trouxemos de Fortaleza e para terminar a separação de roupas, quero que todas estejam no lugar.
Tem alguns outros itens como zerar minha planilha de livros que pelo menos eu resgatei a planilha e atualizei para descobrir quanto faltava. Outro item das revistas, não tinha ideia de quantas havia em casa, agora estou atualizando sempre que possível. Minha mesa da sala já está quase vazia.
Também comecei a pegar materiais para estudar e foi uma atividade bem difícil.
Tem alguns itens que eu gostaria de já ter iniciado e pretendo fazer em breve. Provavelmente, quando estiver com mais itens em andamento vou ficar mais motivada. Também têm outros itens que eu preciso esperar a conclusão de anteriores (é meio esquisito, eu sei, mas eu precisava listar separado).
A outra loucura que eu fiz foi iniciar outras atividades de longo prazo que não estavam listadas. Então cadastrei como itens extras. Provavelmente não vou concluir todos os itens da lista, mas provavelmente, com os itens extras, vou chegar mais perto do total. Isso é bem contra o espírito da lista, por isso, assim que eu tiver certeza que estou desistindo de um item, vou substituí-los. Também porque a gente muda, as prioridades mudam. O normal é desistir primeiro e depois procurar algo para substituir. Eu estou no contrário.
Vou continuar trabalhando com listas (To Do) de curto prazo, mas com esta lista de longo prazo estou conseguindo fazer algumas coisas. Espero no próximo mês poder completar mais alguns itens. E também tomar coragem para iniciar mais coisas que estão paradas.
Não coloquei como meta escrever sobre cada item que eu concluí, mas quero continuar fazendo isso.
Primeiro mês:
itens concluídos até o momento: 5.
itens em andamento: 18.
itens pendentes: 78.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Desafio de Agosto - quarta semana
Eu pensei muito em desistir quando vi que cheguei na última semana com poucas leituras em andamento em condições de terminar. Não queria ler mais contos do kindle porque ia continuar longe do total de páginas. Foram várias reviravoltas e muita tensão. Sério, a pressão do desafio estava acabando comigo. A ponto de eu não conseguir pensar em mais nada. Já no meio da semana eu repetia para mim mesma que na semana seguinte eu voltaria a fazer qualquer outra coisa que estava pendente. Parei até as minhas tarefas semanais de organização para atender a minha lista 101. Mas vamos falar das leituras. Já considerando que eu não iria atingir a meta, me dediquei à leitura sem pressa embora em todos os momentos possíveis. E foram leituras bastante proveitosas.
Os Quatro Grandes 26/08:
Essa leitura eu já havia iniciado no começo do mês, mas dos livros da Agatha Christie, Poirot não é um dos meus preferidos, então não me envolvi tanto. Nesta obra, Poirot quer capturar uma quadrilha que ele considera responsável pelos principais crimes, embora muitos não acreditem que ela exista. São quatro pessoas, de nacionalidades diferentes, que exercem certa influência em um meio (cada um em um) sendo que um deles é completamente desconhecido. Uma coisa positiva foi o retorno do capitão Hastings que acaba permanecendo até o fim da investigação.
Esse caso não foi tão simples para Poirot. Foi uma aventura que durou muitos meses com assassinatos sem qualquer ligação e uma série de pistas falsas. mas Poirot conseguiu mais enganar do que ser enganado.
Eu Receberias as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios 27/08:
Essa leitura foi bastante despretensiosa. Ouvi algumas críticas positivas e aproveitei que seria uma leitura rápida.
O narrador divaga entre dois momentos no tempo que às vezes se torna confuso. Também não entendi a ligação de sua história com a narração do outro morador da pensão (Altino) e sua Marinês. Bom, um dos pontos peculiares da obra é que o personagem se chama Cauby e é fotógrafo. Não é um romântico aborrecido (apesar do título do livro que também aparece em uma descrição) mas se torna viciado na figura de Lavínia que é uma mulher casada. Ele conta o passado de Lavínia, do seu marido e de como se conheceram.
Toda a história se passa numa cidade dominada por garimpeiros no interior do Pará (desculpem, mas não consegui descobrir qual é) e tem uma série de conflitos morais entre os aventureiros em busca de ouro, o chinês agiota (o cara é praticamente um banco), o pastor da igreja que quer trazer bons valores para a comunidade e tantos outros personagens que apresentam outro desvio moral. Enfim, são todos seres humanos, mas com a tendência de impor sua conduta moral como sendo a correta. Até matador profissional tem sua vez.
Análise e Modelagem de Processos de Negócio 28/08:
Eu confesso que gastei muito mais tempo do que deveria com a leitura deste livro porque resolvi usar o passo a passo para estruturar um treinamento. A quantidade de vezes que eu reli um parágrafo, refleti sobre uma abordagem e depois copiei o que me interessava tornou a leitura desgastante. Fez-me lembrar o tempo de pesquisas para o mestrado. E olha que eu fiz isso no interesse do trabalho. É, eu poderia não contar esta leitura, mas pelo contrário, foi tão intensa que deveria contar por três! Bom, dentro do trabalho que estou fazendo de reestruturação de procedimentos, vou precisar usar uma nova linguagem para fazer a modelagem do processo e foi-me avisado que é uma linguagem baseada em notação BPMN. Quando achei este volume no acervo da biblioteca estava pensando mais em um auxílio para eu tentar descrever a estrutura da notação, mas me deparei com uma coletânea de artigos que descreve toda a atividade de análise e modelagem de processos. Claro que eu precisei fazer adaptações na linguagem, criei algumas figuras mais simples e reestruturei da forma como me convinha; mas ficou muito mais fácil usando esse livro como roteiro.
Meu trabalho está longe de terminar, mas esse livro me trouxe muito auxílio. Também foi importante para eu voltar e ler com a dedicação de estudo. Faz 7 anos que não faço isso. Acabei revendo uma série de anotações e estou ficando mais a vontade para retomar o mestrado e quem sabe buscar algum título.
@mor 28/08:
Outra escolha baseada no tamanho do livro. Além da história em si ser curta, o texto todo são só mensagens de emails trocados entre os personagens. Não foi algo completamente inédito para mim porque Em@il e a série Garoto da Meg Cabot também é assim, mas a história toda é a troca de emails entre dois personagens.
Eu havia lido uma crítica sobre a postura da Emmi, que é uma mulher casada, trocando emails neste teor com outro cara. Pensando nisso, fiquei num conflito se seria ou não traição. A resposta está no próximo livro: Emmi & Leo. Mas para mim foi uma reflexão muito intensa porque acho que talvez eu fizesse a mesma coisa que a Emmi, a ponto de sentir ciúmes e contar a verdade para meu marido. Então até que ponto eu iria até me sentir culpada por traição?
Bom, a Emmi envia um email por engano para o Leo e ele responde. Aos poucos começam a trocar mensagens amigáveis intencionalmente. São assuntos banais como às vezes conversamos com desconhecidos num pouto de ônibus, na fila do banco ou numa sala de espera do dentista. O problema é que o Leo é um doce e começa a se apaixonar pela Emmi. Quando a Emmi diz que é casada e feliz no casamento, o Leo fica mais irredutível em deixar sua paixão platônica, mas a Emmi também está envolvida emocionalmente com o Leo a ponto de sentir saudades, sentir ciúmes e querer passar mais tempo com ele, apesar de ser cada um em sua casa conversando diante da tela do computador. O curioso é que ambos moram na mesma cidade. O que você acha, será que eles se encontram?
Emmi & Leo: a Sétima Onda 29/08:
Depois de terminar @mor com a dúvida se a Emmi se apaixonou pelo Leo a ponto de abandonar seu casamento ou se foi apenas um amor platônico precisava ler esta continuação. Leo se mudou para Boston e bloqueou sua conta de email antiga. Mas será que um esqueceu do outro? Com a distância e sem manter contato por meses, cada um retomou sua vida e Leo encontrou uma namorada. E Leo voltou para a cidade e desbloqueou sua conta de email. Será que passou o momento ou ainda dá tempo para retomar de onde pararam e engatar num relacionamento? Mas Emmi ainda está casada e Leo está próximo de receber sua namorada que virá morar com ele.
Acredito que foi esse livro que me fez terminar o desafio. Outro livro curto, novamente na forma de mensagens de email trocada. Apesar de a Emmi ter respondido, voltei a refletir sobre a traição e se isso poderia ou não acontecer com qualquer pessoa que se conheça na rua ou se é tipicamente provável para amigos virtuais.
Um Bom Tricô 29/08:
Sabe aquele livro que te faz ficar lendo até de madrugada para não parar? Pois é, quase que eu viro a noite lendo. Mesmo não sendo um livro excepcional, o envolvimento sentimental das personagens é tão cativante que eu não queria largar. A personagem principal Lydia, após se curar de câncer pela segunda vez e perder o pai resolve abrir um armarinho para se dedicar a algo que realmente gosta: tricô. Junto com o armarinho, inicia uma turma de um curso de tricô no qual encontra nas alunas (tão diferentes umas das outras) verdadeiras amigas. Carol saiu de uma carreira promissora para se tornar mãe e vêm encontrando dificuldade em engravidar apesar de todos os auxílios médicos utilizados. Alix quer encontrar uma forma de atenuar a pena de trabalho voluntário que recebeu e melhorar de vida, quem sabe buscar pelos seus sonhos. E Jacqueline está tentando aceitar seu casamento de fachada e a nora que está grávida. A forma como cada uma dessas mulheres passa a sofrer influência das outras modifica completamente a perspectiva em que se encontram.
Eu perdi o sono e lutei para parar a leitura e dormir porque estava completamente encantada com o casal Alix e Jordan. O final deles me agradou, mas você pode torcer pelos outros casais também.
Bom, como eu terminei os dois últimos na sexta a noite, ainda tive o sábado e o domingo de folga. Peguei uma fila monstruosa de mais de uma hora no correio no sábado e estava sem nenhum livro para ler. Depois fui no parque e ainda não tinha passado em casa, então também não tive o que ler. Foi uma sensação muito esquisita. Apesar de eu sentir falta de ler neste momentos que foram propícios, justamente pela tensão não conseguia prender a leitura em mais nada. Acredito que em setembro estarei bem lenta nas leituras, mas a melhor parte é que concluí este desafio. E a satisfação da conquista é uma delícia. Ainda mais tendo uma folga no fim de semana.
Os Quatro Grandes 26/08:
Essa leitura eu já havia iniciado no começo do mês, mas dos livros da Agatha Christie, Poirot não é um dos meus preferidos, então não me envolvi tanto. Nesta obra, Poirot quer capturar uma quadrilha que ele considera responsável pelos principais crimes, embora muitos não acreditem que ela exista. São quatro pessoas, de nacionalidades diferentes, que exercem certa influência em um meio (cada um em um) sendo que um deles é completamente desconhecido. Uma coisa positiva foi o retorno do capitão Hastings que acaba permanecendo até o fim da investigação.
Esse caso não foi tão simples para Poirot. Foi uma aventura que durou muitos meses com assassinatos sem qualquer ligação e uma série de pistas falsas. mas Poirot conseguiu mais enganar do que ser enganado.
Eu Receberias as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios 27/08:
Essa leitura foi bastante despretensiosa. Ouvi algumas críticas positivas e aproveitei que seria uma leitura rápida.
O narrador divaga entre dois momentos no tempo que às vezes se torna confuso. Também não entendi a ligação de sua história com a narração do outro morador da pensão (Altino) e sua Marinês. Bom, um dos pontos peculiares da obra é que o personagem se chama Cauby e é fotógrafo. Não é um romântico aborrecido (apesar do título do livro que também aparece em uma descrição) mas se torna viciado na figura de Lavínia que é uma mulher casada. Ele conta o passado de Lavínia, do seu marido e de como se conheceram.
Toda a história se passa numa cidade dominada por garimpeiros no interior do Pará (desculpem, mas não consegui descobrir qual é) e tem uma série de conflitos morais entre os aventureiros em busca de ouro, o chinês agiota (o cara é praticamente um banco), o pastor da igreja que quer trazer bons valores para a comunidade e tantos outros personagens que apresentam outro desvio moral. Enfim, são todos seres humanos, mas com a tendência de impor sua conduta moral como sendo a correta. Até matador profissional tem sua vez.
Análise e Modelagem de Processos de Negócio 28/08:
Eu confesso que gastei muito mais tempo do que deveria com a leitura deste livro porque resolvi usar o passo a passo para estruturar um treinamento. A quantidade de vezes que eu reli um parágrafo, refleti sobre uma abordagem e depois copiei o que me interessava tornou a leitura desgastante. Fez-me lembrar o tempo de pesquisas para o mestrado. E olha que eu fiz isso no interesse do trabalho. É, eu poderia não contar esta leitura, mas pelo contrário, foi tão intensa que deveria contar por três! Bom, dentro do trabalho que estou fazendo de reestruturação de procedimentos, vou precisar usar uma nova linguagem para fazer a modelagem do processo e foi-me avisado que é uma linguagem baseada em notação BPMN. Quando achei este volume no acervo da biblioteca estava pensando mais em um auxílio para eu tentar descrever a estrutura da notação, mas me deparei com uma coletânea de artigos que descreve toda a atividade de análise e modelagem de processos. Claro que eu precisei fazer adaptações na linguagem, criei algumas figuras mais simples e reestruturei da forma como me convinha; mas ficou muito mais fácil usando esse livro como roteiro.
Meu trabalho está longe de terminar, mas esse livro me trouxe muito auxílio. Também foi importante para eu voltar e ler com a dedicação de estudo. Faz 7 anos que não faço isso. Acabei revendo uma série de anotações e estou ficando mais a vontade para retomar o mestrado e quem sabe buscar algum título.
@mor 28/08:
Outra escolha baseada no tamanho do livro. Além da história em si ser curta, o texto todo são só mensagens de emails trocados entre os personagens. Não foi algo completamente inédito para mim porque Em@il e a série Garoto da Meg Cabot também é assim, mas a história toda é a troca de emails entre dois personagens.
Eu havia lido uma crítica sobre a postura da Emmi, que é uma mulher casada, trocando emails neste teor com outro cara. Pensando nisso, fiquei num conflito se seria ou não traição. A resposta está no próximo livro: Emmi & Leo. Mas para mim foi uma reflexão muito intensa porque acho que talvez eu fizesse a mesma coisa que a Emmi, a ponto de sentir ciúmes e contar a verdade para meu marido. Então até que ponto eu iria até me sentir culpada por traição?
Bom, a Emmi envia um email por engano para o Leo e ele responde. Aos poucos começam a trocar mensagens amigáveis intencionalmente. São assuntos banais como às vezes conversamos com desconhecidos num pouto de ônibus, na fila do banco ou numa sala de espera do dentista. O problema é que o Leo é um doce e começa a se apaixonar pela Emmi. Quando a Emmi diz que é casada e feliz no casamento, o Leo fica mais irredutível em deixar sua paixão platônica, mas a Emmi também está envolvida emocionalmente com o Leo a ponto de sentir saudades, sentir ciúmes e querer passar mais tempo com ele, apesar de ser cada um em sua casa conversando diante da tela do computador. O curioso é que ambos moram na mesma cidade. O que você acha, será que eles se encontram?
Emmi & Leo: a Sétima Onda 29/08:
Depois de terminar @mor com a dúvida se a Emmi se apaixonou pelo Leo a ponto de abandonar seu casamento ou se foi apenas um amor platônico precisava ler esta continuação. Leo se mudou para Boston e bloqueou sua conta de email antiga. Mas será que um esqueceu do outro? Com a distância e sem manter contato por meses, cada um retomou sua vida e Leo encontrou uma namorada. E Leo voltou para a cidade e desbloqueou sua conta de email. Será que passou o momento ou ainda dá tempo para retomar de onde pararam e engatar num relacionamento? Mas Emmi ainda está casada e Leo está próximo de receber sua namorada que virá morar com ele.
Acredito que foi esse livro que me fez terminar o desafio. Outro livro curto, novamente na forma de mensagens de email trocada. Apesar de a Emmi ter respondido, voltei a refletir sobre a traição e se isso poderia ou não acontecer com qualquer pessoa que se conheça na rua ou se é tipicamente provável para amigos virtuais.
Um Bom Tricô 29/08:
Sabe aquele livro que te faz ficar lendo até de madrugada para não parar? Pois é, quase que eu viro a noite lendo. Mesmo não sendo um livro excepcional, o envolvimento sentimental das personagens é tão cativante que eu não queria largar. A personagem principal Lydia, após se curar de câncer pela segunda vez e perder o pai resolve abrir um armarinho para se dedicar a algo que realmente gosta: tricô. Junto com o armarinho, inicia uma turma de um curso de tricô no qual encontra nas alunas (tão diferentes umas das outras) verdadeiras amigas. Carol saiu de uma carreira promissora para se tornar mãe e vêm encontrando dificuldade em engravidar apesar de todos os auxílios médicos utilizados. Alix quer encontrar uma forma de atenuar a pena de trabalho voluntário que recebeu e melhorar de vida, quem sabe buscar pelos seus sonhos. E Jacqueline está tentando aceitar seu casamento de fachada e a nora que está grávida. A forma como cada uma dessas mulheres passa a sofrer influência das outras modifica completamente a perspectiva em que se encontram.
Eu perdi o sono e lutei para parar a leitura e dormir porque estava completamente encantada com o casal Alix e Jordan. O final deles me agradou, mas você pode torcer pelos outros casais também.
Bom, como eu terminei os dois últimos na sexta a noite, ainda tive o sábado e o domingo de folga. Peguei uma fila monstruosa de mais de uma hora no correio no sábado e estava sem nenhum livro para ler. Depois fui no parque e ainda não tinha passado em casa, então também não tive o que ler. Foi uma sensação muito esquisita. Apesar de eu sentir falta de ler neste momentos que foram propícios, justamente pela tensão não conseguia prender a leitura em mais nada. Acredito que em setembro estarei bem lenta nas leituras, mas a melhor parte é que concluí este desafio. E a satisfação da conquista é uma delícia. Ainda mais tendo uma folga no fim de semana.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Balanço Mensal - Agosto
Ainda estou tentando caprichar numa figura que seja mais prática para apresentar o meu balanço mensal enquanto curto os dos meus amigos. Aproveitando, atualizo o andamento das metas e apresento as metas de setembro.
No começo do mês coloquei como meta manter o ritmo de leituras e também ler mais livros meus. Com o desafio da Sammy, precisei superar os meus esforços para poder chegar perto dos 20 livros e, não foi fácil chegar perto, quanto mais atingir. O resultado foram várias leituras apressadas dentro dos livros que estavam nas metas, vários livros curtos do kindle e uma total bagunça no meu planejamento. Acabei lendo alguns livros mais difíceis e inclusive livros técnicos para o trabalho. Mas sobrevivi. Por conta de edições kindle não cadastradas no skoob e várias leituras concluídas que eu havia começado em meses anteriores, o total é meio esquisito.
Não comecei novas séries, mas também não terminei nenhuma.
Metas para 2013:
1) CUMPRIDA
2) Atingir 100% da meta sem diminuir a lista depois de 01/01/13 faltam 7
Mundo de Avalon
Prelúdio de Sangue
3) Quantidade de livros "vou ler" = (quantidade de "lidos")/2 faltam 13
4) Tenho e não lidos < 100 data
5) Vou ler e não tenho < 100 faltam 118
6) Ler todos os livros comprados em 2010 faltam 2
Lohan e os Mistérios da Magia
A Balconista
A Dama das Amêndoas
Um Bom Tricô
Casa Grande & Senzala
7) Terminar as pastas V e VI faltam 5
V Problemas de Matemática e Lógica
VI O Sofista
VI Pensamentos
VI Psicologia e Religião
VI Memórias, sonhos e reflexões
VI O Desenvolvimento da Personalidade
VI Psicologia do Inconsciente
VI Os Arquétipos do Inconsciente
8) CUMPRIDA
+ para 2014:
1) Atingir 1000 livros lidos 30/07 CUMPRIDA
2) Terminar as fics de HP 20/03 CUMPRIDA
3) Ler todos disponíveis de Agatha Christie faltam 65
4) Lista de Espera < 100 está em 81
5) Atingir 50% lido entre tenho faltam 108
6) Só comprar livros que já estão cadastrados ou completam coleções
Priorizei os que eu poderia utilizar para aumentar a quantidade de lidos em um mesmo mês, então evitei chegar perto de livros grandes.
Leituras de Agosto
No começo do mês coloquei como meta manter o ritmo de leituras e também ler mais livros meus. Com o desafio da Sammy, precisei superar os meus esforços para poder chegar perto dos 20 livros e, não foi fácil chegar perto, quanto mais atingir. O resultado foram várias leituras apressadas dentro dos livros que estavam nas metas, vários livros curtos do kindle e uma total bagunça no meu planejamento. Acabei lendo alguns livros mais difíceis e inclusive livros técnicos para o trabalho. Mas sobrevivi. Por conta de edições kindle não cadastradas no skoob e várias leituras concluídas que eu havia começado em meses anteriores, o total é meio esquisito.
Não comecei novas séries, mas também não terminei nenhuma.
Andamento das Metas
1) CUMPRIDA
2) Atingir 100% da meta sem diminuir a lista depois de 01/01/13 faltam 7
Mundo de Avalon
Prelúdio de Sangue
3) Quantidade de livros "vou ler" = (quantidade de "lidos")/2 faltam 13
4) Tenho e não lidos < 100 data
5) Vou ler e não tenho < 100 faltam 118
6) Ler todos os livros comprados em 2010 faltam 2
A Dama das Amêndoas
Casa Grande & Senzala
7) Terminar as pastas V e VI faltam 5
V Problemas de Matemática e Lógica
VI Memórias, sonhos e reflexões
VI O Desenvolvimento da Personalidade
VI Psicologia do Inconsciente
VI Os Arquétipos do Inconsciente
8) CUMPRIDA
+ para 2014:
1)
2)
3) Ler todos disponíveis de Agatha Christie faltam 65
4) Lista de Espera < 100 está em 81
5) Atingir 50% lido entre tenho faltam 108
6) Só comprar livros que já estão cadastrados ou completam coleções
Priorizei os que eu poderia utilizar para aumentar a quantidade de lidos em um mesmo mês, então evitei chegar perto de livros grandes.
Metas para Setembro
Com o entusiasmo que estou, a minha vontade é não ler nada, mas vou tentar ser positiva: quero atingir uma das metas acima que estão no quase e talvez terminar alguma série da minha lista de pendências. Voltar a ler Sidney Sheldon e diminuir um pouco da minha lista da Agatha Christie.
Assinar:
Postagens (Atom)