Tempos atrás, quando começou a quarentena, tive que repensar os meus estoques de comida. Fazia um bom tempo que eu já não tinha estoque, apenas alguns produtos de reserva. Mas a obrigação de ter que sair de casa para comprar pão e leite a cada dois dias, e fazer compras de supermercado pelo menos uma vez na semana, me fizeram repensar se era uma boa escolha.
Agora que tanto tempo se passou posso concluir que fizemos alguns ajustes mas o resultado foi positivo. Não precisei mudar nada drasticamente.
Vivendo num mundo de fake news, passei a observar muito os comportamentos para tentar antecipar tendências, sem que com isso tenha que arcar com custos de modernização.
Uma das decisões mais acertadas que eu tomei foi aceitar roupas usadas de outras crianças da família. Eu tenho pilhas enormes de roupas de vários tamanhos, e conforme as meninas vão crescendo, consigo aproveitar destas roupas que tenho em casa sem precisar comprar. Eu compro, mas muito pouco.
Desde o ano passado, quando precisei comprar outro computador, já fiquei de olho para ver quais os gastos maiores que eu poderia fazer para evitar complicações maiores. Desta forma começamos a monitorar preços de alguns eletrodomésticos para comprar numa promoção, antes de que os que estamos usando quebrar. A máquina de lavar roupa foi um deles. A minha já tinha mais de 10 anos e eu estava preocupada com os barulhos que ela vinha fazendo. A limpeza do tambor eu estava fazendo cada vez mais frequente e continuava juntando sujeira. Então compramos numa promoção como isenção de IPI. Foi uma melhoria porque peguei uma máquina que consome menos água e energia que a que eu tinha antes (de acordo com especificação do fabricante), o ciclo longo é mais curto, tem capacidade de carga maior e, por uma pequena diferença de preço peguei uma com tambor de inox. A limpeza também é mais fácil, o acesso ao filtro é bem mais prático. E considerando a inflação acumulada do período, não paguei tão mais caro do que quando comprei a outra anos atrás. Eu também poderia ter vendido a máquina velha, mas como ela já estava bem gasta preferi doar. Se fosse vender, seria mais por um preço simbólico. Apesar de ter gastado com a máquina nova, consegui economizar no consumo de água e energia. E diminuiu o tempo gasto com a máquina em operação, além do conforto por ser mais silenciosa. O aumento na carga foi suficiente para eu poder lavar edredom em casa ao invés de levar na lavanderia.
Outro eletrodoméstico que eu estive monitorando o preço para trocar foi a televisão. Também estava com cerca de 10 anos de uso, funcionava bem, era uma televisão para sinal digital, mas não era uma smartv. E um dos motivos que eu queria trocar era para poder cancelar a televisão por assinatura e trocar a operadora de internet. Quem consome mais televisão são as crianças, por isso precisava de uma solução que adequasse aos gostos delas. Com as mudanças recentes da operadora vínhamos usando cada vez menos a televisão a cabo, por isso, queria trocar por uma que aceitasse o serviço de streaming. A televisão antiga permite a conexão com serviço de streaming através do computador com cabo hdmi, mas quase que teria que deixar um computador exclusivo para isso já que a televisão também não tem conexão wi-fi. Nestes últimos 10 anos tanta coisa evoluiu que as soluções que usávamos pareciam ultrapassadas. E foi uma libertação não precisar mais pagar pelo serviço de televisão. E ainda estou vendendo a televisão velha que está em ótimo estado.
Existem muitas coisas que podem ser feitas para economizar. Uma delas é investir. Outra é ganhar mais. Mas a mais fácil de resolver é reduzir gastos. Como todo mundo reclama que odeia matemática, e fazer conta, geralmente não se esforça muito para reduzir gastos. Em alguns casos parece que o sacrifício não vale a pena. Por mais que para muitos neste momento a crise esteja passando, acho muito importante não comprometer imediatamente qualquer valor que tenha a mais por mês. Mesmo diante de uma sobrinha, se você imediatamente ajustar o padrão de vida para uma valor maior, não "sobra" nada.
Vale para qualquer um, mas principalmente para quem está endividado, pensar em meios de economizar. Às vezes (mas só às vezes, não é sempre) pode ser necessário gastar mais para economizar. O que vai te fazer economizar é comprar de forma inteligente. Pesquisar modelos de máquinas de lavar roupa por alguns meses e reservar dinheiro para fazer a troca numa promoção (uma black friday, semana do consumidor, primeira segunda feira do ano....) sai bem mais em conta do que comprar na pressa quando a máquina quebra e não dá pra consertar. No meu caso, ainda poderia ter vendido a máquina velha para abater no custo de aquisição de uma nova. E não fiquei um dia sequer sem máquina.